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Título: Perceções dos professores da língua portuguesa em relação às tecnologias educacionais como ferramentas do processo de ensino-aprendizagem da língua materna nas escolas públicas municipais de São Luís
Autores: Pires, Raimundo N P
Palavras Chave: Ensino
Aprendizagem
Língua Materna
Tecnologia
Inovação
Data: Nov-2016
Editora: Instituto Politécnico da Guarda
Relatório da Série N.º: 372.3 PIR
Resumo: Esta pesquisa, realizada no âmbito do Mestrado em Ensino de 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico (CEB), do Instituto Politécnico da Guarda – Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto, apresenta o nosso trabalho desenvolvido ao longo da Prática do Ensino Supervisionada (PES), assim como as reflexões sobre as atividades promovidas relativas ao ensino da Língua Portuguesa a partir das mídias educacionais como elo facilitador da aprendizagem. O objetivo deste trabalho é aproximar os campos de estudos científicos da Língua Portuguesa e das Tecnologias educacionais, dando oportunidades de aprofundar os conhecimentos dos docentes que estão em pleno exercício de suas práticas. E refletir sobre as possíveis transformações do ensino - aprendizagem da Língua Portuguesa no atual cenário da educação pública de São Luís, a partir dos avanços tecnológicos disponíveis na rede pública de ensino. Dividida em três capítulos, caracterizaremos, no primeiro, o contexto, o enquadramento institucional, apresentando as principais características do meio envolvente da qual está inserida a Escola onde decorreu a PES. No segundo capítulo, descreveremos a prática que efetuamos ao longo das regências de sala de aula e apresentamos uma reflexão final do que foi e representou para nós esta experiência de Prática de Ensino Supervisionada. No terceiro capítulo, é proposta uma inovadora abordagem de um conteúdo que muito contribui para a aprendizagem de vários componentes curriculares. São apresentados a contextualização histórica das mídias educacionais, os pressupostos teóricos do ensino da Língua Portuguesa, a visão dos educadores e educandos diante do uso das tecnologias usadas na educação, além da justificação e exploração da temática de investigação. Neste contexto surgiu a proposta de investigar “As percepções dos professores de Língua Portuguesa em relação às tecnologias educacionais como ferramentas inovadoras do processo de ensinoaprendizagem da Língua Materna nas escolas públicas municipais de São Luís”. A escolha do tema em questão para o desenvolvimento da investigação derivou de inúmeras inferências realizadas durante a PES das diferentes unidades curriculares, principalmente Língua Portuguesa, Ciências Naturais e Matemática. Por fim, são tecidas as considerações finais, onde se fazem reflexões suscitadas pelo estudo e se indicam algumas contribuições desta investigação.
URI: http://hdl.handle.net/10314/3547
Aparece nas Colecções:Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico

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