|
Biblioteca Digital do IPG >
Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESECD) >
Relatórios de Estágio >
Mestrados >
Ciências do Desporto >
Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10314/3591
|
Título: | Escolas de Futebol Geração Benfica - Estádio |
Autores: | Fernandes, Jonathan Mess |
Palavras Chave: | Geração Benfica futebol liderança relação treinador-atleta tomada de decisão |
Data: | 20-Dec-2016 |
Editora: | Instituto Politécnico da Guarda |
Relatório da Série N.º: | 796.0 FER |
Resumo: | O Estágio Profissionalizante realizado na rede de Escolas de Futebol Geração Benfica (EFGB) permitiu-me encontrar treinadores com uma vasta experiência e com a utilização de uma metodologia própria e uniformizada por todas as redes de escolas. A EFGB Estádio deu-me oportunidade de conhecer e aprender com os melhores (quer técnicos, quer as crianças), tendo tido a oportunidade de começar a aprender o fundamental sobre “ser treinador”, sobretudo ao nível dos conhecimentos práticos, mais que os teóricos, e mais importante, poder colocar em prática esses mesmo conhecimentos, tanto ao nível dos treinos como das competições. Estas foram as grandes razões que me motivaram a escolher este local de Estágio na época desportiva de 2014/2015.
Este trabalho, para além da Introdução e das Conclusões/Reflexões Finais, encontra-se dividido em quatro partes. Na primeira faz-se uma caraterização da Escola de Futebol do Sport Lisboa e Benfica, sendo também referidos os recursos disponíveis. Na segunda inclui-se o plano de estágio, onde constam as tarefas a desempenhar assim como os objetivos que me propus concretizar. Na terceira é realizada uma revisão bibliográfica acerca do futebol e dos aspetos relevantes para a formação desportiva de crianças e jovens e onde se apresenta um projeto de investigação desenvolvido no âmbito do estágio. Na quarta e última parte deste relatório são descritas as atividades desenvolvidas ao longo do estágio.
No decurso deste estágio também foi efetuado um estudo de caso sobre a relação treinador-atleta, que não podia ser mais pertinente já que, como iniciante motivado nesta área do futebol, procuro aprender a melhor forma não só de ensinar os meus métodos, mas também ensinar de forma a motivar as crianças, não só motivar para a prática do futebol, mas também para o desporto. E, ainda, não só ensinar as crianças a serem desportistas, mas a serem melhores pessoas no futuro.
Ao longo do ano estive presente em inúmeras atividades, projetos e desafios que me fizeram crescer de forma exponencial, no que diz respeito ao “eu treinador”, e me fizeram pensar sobre o que eu reconheço importante. Desde aí, a minha referência focou-se na dinâmica e na tomada de decisão, já que a metodologia nos leva através de uma descoberta guiada, tornar os jogadores mais inteligentes no momento em que têm que decidir, dando-lhes um vasto número de opções possíveis. |
URI: | http://hdl.handle.net/10314/3591 |
Aparece nas Colecções: | Ciências do Desporto
|
Ficheiros deste Registo:
Ficheiro |
Descrição |
Tamanho | Formato |
CD - Jonathan Mees Fernandes.pdf | | 1893Kb | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
|
|