DSpace DSpace

Biblioteca Digital do IPG >
Escola Superior de Turismo e Hotelaria (ESTH) >
Relatórios de Estágio >
Mestrados >
Gestão e Sustentabilidade no Turismo >

Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10314/3606

Título: Revenue Management - Dynamic pricing - da Teoria à Prática nos Hotéis da Cidade de Coimbra
Autores: Bento, Carla I S S
Palavras Chave: Revenue Management
Hotelaria
Gestão Hoteleira
Dynamic Pricing
Coimbra
Data: Dec-2015
Editora: Instituto Politécnico da Guarda
Relatório da Série N.º: 379.85 BEN
Resumo: O crescimento do Turismo e da Hotelaria nos últimos anos em Portugal bem como o avanço e desenvolvimento das tecnologias e ferramentas de gestão apresentam aos hoteleiros novos desafios. Um desses desafios passa pela maximização das receitas através de uma estrutura de preços adequada. Revenue management surge como uma resposta a este desafio ao abarcar um conjunto de estratégias que permitem melhorar a performance comercial das unidades de alojamento através de uma estrutura de preços dinâmica que responde às necessidades do mercado, sem comprometer o posicionamento do hotel. Esta dissertação começa por uma conceptualização do tema, passando pela sua aplicabilidade e objetivos concretos. Apresenta um conjunto de passos essenciais para o desenvolvimento de uma correta estratégia de Revenue management. Foi efetuado um estudo com o objetivo de aferir a dinâmica de preços praticada em de dez hotéis da cidade de Coimbra. Efetuou-se uma recolha e análise de preços para duas datas predefinidas ao longo de dois meses, nas páginas dos hotéis e em dez canais de distribuição online. As conclusões mostram que os hotéis recorrem a alguma dinâmica de preços, sobretudo aqueles que têm mais concorrentes diretos. Outros hotéis, com serviços produtos diferenciados, procuram manter o seu posicionamento recorrendo a uma estratégia de preço estável. Assim os hotéis adequam o preço ao produto e ao posicionamento desejado e, nalguns casos, alinham-no com a concorrência. Quanto mais diferenciado o produto mais fácil é de estabelecer preços superiores. Os maiores desafios têm a ver com os diversos canais de distribuição e o controlo de preços nesses canais.
URI: http://hdl.handle.net/10314/3606
Aparece nas Colecções:Gestão e Sustentabilidade no Turismo

Ficheiros deste Registo:

Ficheiro Descrição TamanhoFormato
M GST - Carla I S S Bento.pdf5176KbAdobe PDFVer/Abrir
Sugerir este item a um colega