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Título: Relatório de Estágio Curricular - Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil, EPE
Autores: Gomes, Andreia
Palavras Chave: Circuito do Medicamento
Farmácia Hospitalar
armazenamento e distribuição do medicamento
Nutrição parentérica e citotóxicos
Data: Feb-2015
Editora: Escola Superior de Saúde
Relatório da Série N.º: 047.3 GOM
Resumo: O Estágio Profissional I é uma unidade curricular que tem como objetivo desenvolver em contexto real hospitalar, as competências, de acordo com conhecimentos adquiridos até ao momento em ambiente escolar. Os objetivos gerais foram definidos para que se desenvolve-se competências técnicas e científicas, que permitam a realização das atividades que a profissão do Técnico de Farmácia (TF) executa no seu dia-a-dia. “Farmácia Hospitalar é o serviço que, nos hospitais, assegura a terapêutica medicamentosa aos doentes, a qualidade, a eficácia e segurança dos medicamentos. Integra as equipas de cuidados de saúde e promove ações de investigação científica e de ensino”. É da sua responsabilidade a gestão, seleção, aquisição, armazenamento e distribuição do medicamento e de outros produtos farmacêuticos; a produção de medicamentos; a análise de matérias-primas e produtos acabados; a Farmácia Clínica, Farmacocinética, Farmacovigilância e a prestação de Cuidados Farmacêuticos; a colaboração na elaboração de protocolos terapêuticos; a participação nos Ensaios Clínicos; a preparação da Nutrição Parentérica e Citotóxicos. Assim sendo, com este estágio os objetivos traçados, foram aplicar e avaliar algumas das fases do circuito do medicamento; proceder à correta dispensa de medicamentos, por serviço clínico ou por doente; perceber o funcionamento da Dose Unitária; observar a manipulação de técnicas asséticas, nomeadamente citotóxicos, e entender qual a razão da sua utilização; e perceber o circuito da distribuição clássica. O relatório de estágio pretende avaliar a descrição e análise das atividades realizadas, planeadas e não planeadas, e apresentar sugestões relativamente a aspetos a melhorar.
URI: http://hdl.handle.net/10314/3610
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