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Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10314/3622

Título: Relatório de Estágio Curricular - Farmácia Veterinária Dilovet (Almeirim)
Autores: Carrasqueira, Orlando
Palavras Chave: Farmácia Veterinária
Técnico de Farmácia
Data: Jan-2015
Editora: Escola Superior de Saúde
Relatório da Série N.º: 047.3 CAR
Resumo: O intuito da Dilovet é assegurar a dispensa de medicamentos de uso veterinário (MUV), assim como informar e aconselhar sobre os diversos Produtos de Uso Veterinário (PUV), não só atuando sobre as patologias, como na sua prevenção e até nos cuidados a ter com animais de produção de géneros alimentícios. Trata-se de uma área da Farmácia ainda em desenvolvimento pelo que ainda irá ser necessária uma discussão/introspeção sobre o caminho correto a seguir, sobre quais as lacunas nos procedimentos atuais e que alterações deverão ser feitas. O exercício profissional de um Técnico de Farmácia (TF) pode desenvolver-se em várias áreas, como Farmácia Hospitalar, Farmácia Comunitária, laboratórios de Investigação e, como no caso deste estágio, em Farmácia Veterinária, sendo também este um local de extrema importância que embora já não esteja sob vigilância do INFARMED, também necessita e beneficia das competências de um profissional de Farmácia como um Técnico de Farmácia. O estágio pode ser definido como um “momento específico de um processo contínuo”, que contribui para a “(…) formação e aprendizagem de uma prática profissional”. De facto, o estágio é um elemento importante, pois permite consolidar os conhecimentos adquiridos ao longo do período teórico, desenvolver capacidades técnicas e sociais, assim como apreender novas competências transmitidas pelo contacto com outros profissionais. Sem dúvida que a formação de um TF deve aliar o conhecimento teórico com a prática, pois no seu futuro profissional irá estar em contacto direto com utentes/consumidores ou com outros profissionais de saúde. Assim, este estágio é parte fundamental e indispensável no Curso de Farmácia, favorecendo, em contexto real, o encontro do estudante com as competências necessárias ao desempenho de atividades em FV, e subjacentes a um TF, preparando-o para dar resposta às exigências desta área profissional. No final deste estágio pretende-se que o estudante demonstre competência em diferentes áreas específicas, nomeadamente: - Capacidade científica e técnica na realização de atividades subjacentes à profissão do TF, no enquadramento das várias áreas de intervenção profissional; - Aplicar os princípios éticos e deontológicos subjacentes à profissão; - Desenvolver e avaliar planos de intervenção adequadamente integrados numa equipa multidisciplinar; - Responder aos desafios profissionais com inovação, criatividade e flexibilidade. Relativamente à metodologia utilizada para a realização deste relatório esta é descritiva e exploratória, baseando-se essencialmente nos conhecimentos teóricos que adquiri, na bibliografia consultada e em várias anotações/explicações retidas durante o período de estágio. Com a elaboração deste relatório espero conseguir transmitir todos os conhecimentos e competências adquiridas, de forma rigorosa e científica.
URI: http://hdl.handle.net/10314/3622
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