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Título: Relatório de Estágio Curricular - Serviços Farmacêuticos do Centro Hospitalar São João (Porto)
Autores: Ana, Raquel
Palavras Chave: Técnico de Farmácia
Farmácia Hospitalar
Serviços Farmacêuticos
Farmacotecnia
Data: Jun-2015
Editora: Escola Superior de Saúde
Relatório da Série N.º: 047.3 ANA
Resumo: O estágio de integração à vida profissional, componente da unidade curricular de Estágio Profissional II, é uma importante vertente da formação de qualquer estudante, uma vez que permite a este a aprendizagem no seio de uma equipa multidisciplinar de saúde. Segundo o estatuto legal da carreira de Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica, o Técnico de Farmácia deve desenvolver atividades no circuito do medicamento, tais como análises e ensaios farmacológicos, interpretação da prescrição terapêutica, e de formas farmacêuticas, sua preparação, identificação e distribuição, controlo da conservação, distribuição e stocks de medicamentos e outros produtos, informação e aconselhamento sobre o uso de medicamentos. O perfil do Técnico de Farmácia pressupõe assim a existência de um profissional competente, ativo, consciente e responsável. Os objetivos gerais de aprendizagem e competências a adquirir para este estágio são o desenvolvimento de competências técnicas que permitam ao estudante a realização de atividades subjacentes à profissão de Técnico de Farmácia, no enquadramento das diversas áreas de integração profissional, a aplicação dos princípios éticos e deontológicos subjacentes à profissão, a identificação, desenvolvimento e avaliação de planos de intervenção adequadamente integrados numa equipa multidisciplinar, e dar resposta aos desafios profissionais com inovação, criatividade e flexibilidade. O estudante tem assim como objetivo final a sua preparação para dar resposta às exigências da sociedade, promovendo a socialização e a integração profissional. Os objetivos definidos no local de estágio vão de encontro aos objetivos gerais do estágio, mencionando o desenvolvimento e aprofundamentos de conhecimentos e páticas próprias da área de intervenção do TF, a demostração de capacidade de autonomia e rigor na execução prática, a demonstração de atitudes ético-deontológicas próprias da profissão, a demonstração de capacidade desenvolver trabalho eficiente, a integração em equipas de trabalho de acordo com as respetivas competências e atribuições, a contribuição para o bem-estar da equipa de trabalho que integrante, bem como para a rentabilidade efetiva do trabalho, a demonstração de atitudes de relação profissional conducentes à relação social necessária ao exercício da profissão, a aplicação de normas de higiene e limpeza de acordo com as boas práticas profissionais, e ainda, a colaboração na identificação e resolução de problemas no âmbito da utilização e do consumo de medicamentos. O relatório segue uma estrutura física baseada no Guia de Elaboração e Apresentação de Trabalhos Escritos da ESS-IPG e este baseia-se principalmente na reflexão individual da aprendizagem efetuada durante o período de estágio. Com este pretende-se avaliar a concretização dos objetivos definidos, bem como efetuar a descrição e análise das atividades realizadas, planeadas ou não planeadas, a apresentação de sugestões pertinentes, e ainda a análise crítica do estágio realizado no seu todo. De referir ainda que todas as imagens que constam no presente relatório são da autoria de vários estagiários de farmácia durante o mesmo período, no mesmo local, cedidas pelos mesmos com a devida autorização de utilização.
URI: http://hdl.handle.net/10314/3651
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