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http://hdl.handle.net/10314/3680
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Título: | A escola, o ensino e a o património cultural. À descoberta do ar. |
Autores: | Andrade, Andreia V |
Palavras Chave: | Interdisciplinaridade Atividades práticas-experimentais Jogos/festas tradicionais TIC |
Data: | 24-May-2017 |
Editora: | Instituto Politécnico da Guarda |
Relatório da Série N.º: | 373.3 AND |
Resumo: | Este relatório foi desenvolvido no âmbito do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda. Neste relatório descreve-se o enquadramento institucional, bem como o contexto e o processo de ensino e aprendizagem de duas práticas de ensino supervisionadas, nomeadamente na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico.
É, também, apresentada uma investigação sobre a implementação de uma proposta pedagógicadidática enquadrada no tema “A Escola, o Ensino e o Património Cultural – À descoberta do ar”. Partiu-se do pressuposto que o processo de ensino e aprendizagens deve promover aprendizagens significativas. Assim, nesta proposta pedagógico-didática sobre o conteúdo curricular “O ar” seguiu-se uma perspetiva de interdisciplinaridade entre as áreas curriculares de “Estudo do Meio” e a “Matemática”, tendo sido desenvolvidas atividades práticasexperimentais com o recurso às tecnologias da informação e comunicação contextualizadas em jogos/festas tradicionais. Neste estudo participou uma turma de vinte e seis alunos do 2º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, com idades compreendidas entre os sete e oito anos, de uma escola da cidade da Guarda.
Esta proposta pedagógica-didática foi dividida em três sessões: “A magia do ar”, “Vamos brincar com o vento” e “Hoje, festejamos o S. João”. Foram realizadas sequencialmente as seguintes atividades práticas-experimentais: “Balança Mágica”, “Construção do catavento e do papagaio de papel” e “Construção do balão de S. João”. Os resultados evidenciam que as atividades práticas-experimentais desenvolvidas proporcionaram aprendizagens significativas sobre o conteúdo curricular, objeto de ensino nesta proposta pedagógica-didática, e revelaramse adequadas à valorização e à preservação de jogos/festas populares tradicionais portuguesas.
Verificou-se, igualmente, que as tecnologias da informação e comunicação constituíram um valioso recurso didático nas atividades práticas-experimentais desenvolvidas e, por conseguinte, contribuíram para a eficácia desta proposta de ensino e aprendizagem tanto ao nível das aprendizagens do conteúdo curricular, quanto ao da contribuição para a preservação do património cultural português. |
URI: | http://hdl.handle.net/10314/3680 |
Aparece nas Colecções: | Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
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