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Título: Ensinar e aprender no 1º CEB a pele, a higiene e a saúde.
Autores: Cruz, Isabel S C
Palavras Chave: Educação Pré-Escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Pele
Higiene e Saúde
Data: 24-May-2017
Editora: Instituto Politécnico da Guarda
Relatório da Série N.º: 373.3 CRU
Resumo: O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada, que está enquadrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico ministrado na Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda. A Prática de Ensino Supervisionada consiste em dois estágios, um concretiza-se na Educação Pré-Escolar e outro no ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico, permitindo explorar em contexto sala de atividades/aula os conteúdos teóricos explorados nas diversas unidades curriculares no decorrer do Mestrado e da Licenciatura em Educação Básica. Assim, neste relatório constam o enquadramento institucional, onde é evidenciado a organização e a administração escolar, as características do meio envolvente e dos estabelecimentos de educação e ensino, bem como a caracterização do grupo e da turma; a descrição e reflexão das experiências de ensino e aprendizagem ao longo de todo o processo da Prática de Ensino Supervisionado; uma investigação pedagógica e por fim uma conclusão. A investigação pedagógica realizada foi sobre uma intervenção pedagógico-didática, enquadrada na área curricular Estudo do Meio do 1.ºCiclo do Ensino básico, intitulada Ensinar e aprender educação para a saúde no 1.ºCEB: a pele, a higiene e a saúde. Participaram setenta e quatro alunos de uma escola do 1.ºCiclo do Ensino Básico da cidade da Guarda. A análise dos resultados deste estudo permitem concluir que o debate constitui uma estratégia de ensino adequada e eficaz no âmbito da promoção da saúde da pele.
URI: http://hdl.handle.net/10314/3698
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