Biblioteca Digital do IPG >
Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESECD) >
Relatórios de Estágio >
Mestrados >
Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico >
Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10314/3793
|
Título: | Utilização de recursos concretos como ferramenta no ensino de geometria. |
Autores: | Sá, José M Dias |
Palavras Chave: | Prática de Ensino Inovação tecnológica Ensino de Matemática |
Data: | 11-Jul-2017 |
Editora: | Instituto Politécnico da Guarda |
Relatório da Série N.º: | 372.3 SA |
Resumo: | Este trabalho se trata da Descrição da Prática de Ensino Supervisionada (PES), contendo experiência de ensino/aprendizagem nos ciclos de ensino que em Portugal correspondem ao 1º Ciclo de Ensino Básico e 2º Ciclo de Ensino Básico nas quatro componentes de Matemática, Ciências da Natureza, Língua Portuguesa e História e apresenta ainda a utilização de recursos concretos como meio facilitador do ensino de geometria para Educação de Jovens e Adultos (EJA) do 8º e 9º ano do ensino fundamental, conforme requerido pelo Instituto Politécnico da Guarda a fim de obtenção do título de Mestre em Ensino do 1º e 2º Ciclos da Educação Básica.
Objetivo deste trabalho foi propor métodos e técnicas que inovem o ensino da matemática no ensino fundamental na U.E.B. (Unidade de Educação Básica) Professor Sá Valle e Rubem Teixeira Goulart; apresentar a experiência de alunos nas aulas de matemática antes e após o uso de novas tecnologias; expor novas ferramentas tecnológicas e pedagógicas para o ensino da matemática e analisar o desempenho dos alunos após a aplicação de novas ferramentas educacionais.
Na busca pelas aplicações de medidas inovadoras no ensino da matemática, observou-se, por meio da experiência da sala de aula, que mais do que essencial para um aprendizado eficiente, a inovação na técnica do ensino é mandatória para garantir absorção do conteúdo que é passado e como este ira contribuir na vida e no interesse dos alunos pelas matérias tecnológicas.
Ficou claro, que as inovações e metodologias utilizadas foram cruciais para apreensão do conhecimento passado aos alunos, que estes aplicaram seus conhecimentos no desenvolvimento de problemas relacionados ao tema. |
URI: | http://hdl.handle.net/10314/3793 |
Aparece nas Colecções: | Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico
|
Ficheiros deste Registo:
Ficheiro |
Descrição |
Tamanho | Formato |
PEB - José Manoel Dias Sá.pdf | | 1749Kb | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
|
|