DSpace DSpace

Biblioteca Digital do IPG >
Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESECD) >
Relatórios de Estágio >
Mestrados >
Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico >

Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10314/3793

Título: Utilização de recursos concretos como ferramenta no ensino de geometria.
Autores: Sá, José M Dias
Palavras Chave: Prática de Ensino
Inovação tecnológica
Ensino de Matemática
Data: 11-Jul-2017
Editora: Instituto Politécnico da Guarda
Relatório da Série N.º: 372.3 SA
Resumo: Este trabalho se trata da Descrição da Prática de Ensino Supervisionada (PES), contendo experiência de ensino/aprendizagem nos ciclos de ensino que em Portugal correspondem ao 1º Ciclo de Ensino Básico e 2º Ciclo de Ensino Básico nas quatro componentes de Matemática, Ciências da Natureza, Língua Portuguesa e História e apresenta ainda a utilização de recursos concretos como meio facilitador do ensino de geometria para Educação de Jovens e Adultos (EJA) do 8º e 9º ano do ensino fundamental, conforme requerido pelo Instituto Politécnico da Guarda a fim de obtenção do título de Mestre em Ensino do 1º e 2º Ciclos da Educação Básica. Objetivo deste trabalho foi propor métodos e técnicas que inovem o ensino da matemática no ensino fundamental na U.E.B. (Unidade de Educação Básica) Professor Sá Valle e Rubem Teixeira Goulart; apresentar a experiência de alunos nas aulas de matemática antes e após o uso de novas tecnologias; expor novas ferramentas tecnológicas e pedagógicas para o ensino da matemática e analisar o desempenho dos alunos após a aplicação de novas ferramentas educacionais. Na busca pelas aplicações de medidas inovadoras no ensino da matemática, observou-se, por meio da experiência da sala de aula, que mais do que essencial para um aprendizado eficiente, a inovação na técnica do ensino é mandatória para garantir absorção do conteúdo que é passado e como este ira contribuir na vida e no interesse dos alunos pelas matérias tecnológicas. Ficou claro, que as inovações e metodologias utilizadas foram cruciais para apreensão do conhecimento passado aos alunos, que estes aplicaram seus conhecimentos no desenvolvimento de problemas relacionados ao tema.
URI: http://hdl.handle.net/10314/3793
Aparece nas Colecções:Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico

Ficheiros deste Registo:

Ficheiro Descrição TamanhoFormato
PEB - José Manoel Dias Sá.pdf1749KbAdobe PDFVer/Abrir
Sugerir este item a um colega