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Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10314/3794

Título: Avaliação da aprendizagem: paradoxovienciado na prática pedagógica dos professores.
Autores: Filho, Valdeci M R F
Palavras Chave: Avaliação da aprendizagem
Aluno
Metodologia
Data: 1-Jun-2017
Editora: Instituto Politécnico da Guarda
Relatório da Série N.º: 372.3 FIL
Resumo: É notável a grande importância do processo avaliativo para o ensino e aprendizagem, por isso, a avaliação deve existir para contribuir na formação do indivíduo, respeitando suas diferenças e individualidades e tornando-o capaz de resolver conflitos do seu dia-a-dia, exercendo também, sua própria cidadania. O presente documento está estruturado em três capítulos: o primeiro traz o enquadramento institucional onde se deu a PES, o segundo expressa as práticas pedagógicas desenvolvidas por mim e apresenta a reflexão crítica das mesmas. Tendo em conta que essas práticas foram vivenciadas nas turmas de sexto ano do ensino fundamental, e o terceiro e último capítulo, traz o enquadramento teórico da avaliação e o desfecho da pesquisa, onde apresenta-se um breve estudo de caso de natureza qualitativa, enquadrada num paradigma interpretativo e num design metodológico de estudo de caso, onde investigou-se o modo como professores e alunos das escolas da rede pública municipal de Anajatuba, nas turmas de sexto ao nono ano do ensino fundamental desenvolvem o seu trabalho em sala de aula no respeitante à avaliação. A recolha de informação concretizou-se em entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionários fechados, onde foi possível fazer a análise dos dados obtidos, através da triangulação dos mesmos, assente numa matriz estruturada em objetos e dimensões, procurando compreender como era desenvolvida tal prática pedagógica, e se a mesma tinha coerência entre prática e teoria. No final desta breve investigação empírica, faz-se as considerações finais, onde ficou claro que o processo avaliativo desenvolvido nas escolas, difere do real sentido do mesmo, o que dificulta uma aprendizagem significativa por parte dos alunos. Tais constatações permitem-nos dizer, que há a necessidade por parte dos professores, de reverem sua metodologia e até mesmo de buscarem mais conhecimentos a respeito de tal processo, para que assim possam desenvolver um trabalho pedagógico com mais eficiência e de boa qualidade.
URI: http://hdl.handle.net/10314/3794
Aparece nas Colecções:Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico

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