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Projecto Aplicado do Mestrado - Marketing e Comunicação >

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Título: Consumidor jovem contemporâneo: a tendência cultural anti-regra e a propagação das modas pelos mass media.
Autores: Vasco, Martim R S S
Palavras Chave: Anti-regra
Cultura
Comunicação
Jovem consumidor
Marketing
Modas
Data: 24-Jul-2017
Editora: Instituto Politécnico da Guarda
Relatório da Série N.º: 658.5 VAS
Resumo: As questões levantadas para esta investigação partem do princípio que o consumidor perceciona os produtos/serviços através de códigos culturais que lhe assistem a personalidade e o fazem tender para certo tipo de construção de decisão de consumo. Tendo por objetivo geral averiguar se as modas constituem tendências de consumo destes jovens e, especificamente, saber se existe apetência pelo quebrar da regra enquanto código cultural e se os novos mass media influenciam o consumo, além de qual o meio predileto, é realizada uma análise teórica assente no processo de comunicação e nos três níveis de explicação da decisão – sociocultural, interpessoal e individual. Tendo sido levantadas algumas subquestões no enquadramento teórico - dependência do mundo da imagem, espetacularização, efemerização, ludicidade dos meios, personalização, consumidor crescentemente exigente, paradoxo preocupações sociais/egocentrismo, horizontalidade da opinião, esbatimento da fronteira privado/social e ubiquidade dos novos mass media – matematizou-se esses fatores relevando-se uma análise estatística que permite a aferição, na forma de personas tipo, destas tendências. Os dados foram obtidos através de levantamento de opinião por questionário. Após o tratamento de dados e validadas as conclusões da teoria com a estatística, converge-se para as conclusões finais do documento: existe um importante segmento com tendência despreocupado/anti-regra como conteúdo psicográfico nos jovens em estudo, na medida de um terço; os novos meios de comunicação de massas (internet) são o meio predileto e encontram-se constantemente presentes e as modas são um fenómeno que influenciam largamente este público-alvo.
URI: http://hdl.handle.net/10314/3798
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