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Título: A inclusão escolar sob a percepção dos docentes do 1º e 2º ano do ensino fundamental nas escolas municipais de São Luís - Maranhão
Autores: Encarnação, Rosângela S
Palavras Chave: Prática pedagógica
Inclusão escolar
Deficiência visual
Data: 26-Oct-2017
Editora: Instituto Politécnico da Guarda
Relatório da Série N.º: 372.3 ENC
Resumo: Tem-se como objetivo principal descrever as práticas pedagógicas inclusivas com alunos portadores de deficiência visual (DV) realizadas na Unidade de Ensino Básico (UEB) Professora Rosália Freire, como requisito para conclusão da disciplina Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1o e 2o Ciclo do Ensino Básico. Será, ainda, apresentada a investigação sobre a percepção do professor do ensino fundamental da UEB Profa. Rosália Freire acerca da inclusão de alunos DV. É notório que o processo inclusivo de alunos com DV encontra diversas barreiras, devido à prática inadequada dos professores, às inadequações das práticas escolares, às políticas educacionais de inclusão, à falta de formação continuada para os professores da escola regular, à carência de adaptações estruturais para os professores da escola regular, à carência de adaptações estruturais e curriculares da escola e à quase inexistência de ações conjuntas e articuladas entre os professores da educação especial e do ensino regular. Diante dessa realidade, percebeu-se a necessidade de investigar sobre a percepção do professor do ensino fundamental da UEB Profa. Rosália Freire acerca da inclusão de aluno deficiência visual. Os procedimentos metodológicos deram-se mediante a pesquisa bibliográfica e documental e pesquisa de campo realizada com os alunos, os pais ou responsáveis dos alunos e professores do ensino fundamental da UEB Profa. Rosália Freire. Conclui-se que o professor tem um papel relevante no processo de ensino-aprendizagem e desenvolvimento do aluno com ou sem necessidades educacionais especiais e que a escola não é detentora de todo saber, mas que intervém no processo pedagógico ampliando o conhecimento com base no diálogo e nas transformações sociais, políticas e culturais da sociedade.
URI: http://hdl.handle.net/10314/3817
Aparece nas Colecções:Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico

Ficheiros deste Registo:

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