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http://hdl.handle.net/10314/3830
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Título: | Leitura e escrita a partir das eleições municipais |
Autores: | Garcia, Maria D F P |
Palavras Chave: | eleições municipais educação jovens e adultos leitura escrita |
Data: | 27-Nov-2017 |
Editora: | Instituto Politécnico da Guarda |
Relatório da Série N.º: | 372.3 GAR |
Resumo: | Trata-se do relatório de estágio do mestrado do primeiro e segundo ciclo na educação básica cujo tema de pesquisa é a leitura e escrita a partir das eleições municipais na educação de jovens e adultos.
As eleições municipais é um tema complexo que faz parte do cotidiano dos alunos adultos envolvendo muitas práticas de leitura e escrita. Devido a sua relevância social as eleições municipais podem assumir um importante papel no processo de ensino aprendizagem tanto quanto elemento motivador, como facilitador para as habilidades de leitura e escrita na Educação de Jovens e Adultos.
Para delimitação da proposta foram envolvidas as disciplinas de história, geografia e língua portuguesa onde foram abordados conteúdos como: democracia, cidadania, história do voto no Brasil, tipos de voto, o que é permitido e proibido nas eleições municipais brasileiras como também uma análise das necessidades políticas do bairro Vila Lobão onde fica localizada a UEB Tomaz de Aquino Andrade.
Os alunos da Educação de Jovens e Adultos a partir da temática das eleições municipais produziram textos, cartazes, jingles, debates, simularam uma campanha eleitoral e elegeram o candidato a prefeito que consideram mais apto para o cargo.
Assim, no primeiro capítulo, é feito o enquadramento institucional, caracterizando o meio, as escolas e as turmas envolvidas. No segundo capítulo, fazemos uma descrição das turmas onde a Prática foi desenvolvida. A seguir, no terceiro capítulo, abordaremos a proposta de leitura e escrita a partir das eleições municipais na educação de jovens e adultos a fim de analisar o percurso dessa proposta na Educação de Jovens e Adultos. Por fim, concluímos com as observações relati vas à proposta apresentada, onde refletimos sobre as contribuições e limitações dessa proposta. |
URI: | http://hdl.handle.net/10314/3830 |
Aparece nas Colecções: | Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico
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