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http://hdl.handle.net/10314/3834
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Título: | A importância da parceria família - escola no processo ensino aprendizagem dos alunos do ensino fundamental de 1º ao 5º ano da UEB Raimundo Chaves em São Luís do Maranhão |
Autores: | Lopes, Francidalva A |
Palavras Chave: | Prática de Ensino Supervisionada Família e Escola Valores na Educação Básica 1º e 2º ciclos |
Data: | 14-Nov-2017 |
Editora: | Instituto Politécnico da Guarda |
Relatório da Série N.º: | 372.3 LOP |
Resumo: | Este trabalho relata a prática desenvolvida no estágio realizado de acordo com o regulamento da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo que confere habilitação profissional para a docência no 1º Ciclo e nas disciplinas de Ciências da Natureza, História e Geografia, Língua Portuguesa e Matemática do 2º Ciclo do Ensino Básico.
O objetivo deste relatório é refletir, como um exercício autocrítico do processo de desempenho profissional pessoal experimentado no quotidiano escolar, abordando as dificuldades encontradas e as estratégias utilizadas para a sua superação. Será, ainda, apresentada uma investigação sobre “A importância da parceria família-escola no processo ensino aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano na escola municipal de São Luís do Maranhão UEB Raimundo Chaves”.
A relação Escola-Família é um dos fatores que influenciam o desenvolvimento escolar de crianças e adolescentes. Contudo o não conhecimento da importância de se manter uma relação ética e respeitosa por parte de ambas instituições, tem dificultado o desenvolvimento da aprendizagem e do caráter dos alunos. Esta temática que está presente em todos os estágios de estudos dos alunos em formação básica é de grande relevância para ser trabalhada com a família e os educadores que estão mais diretamente ligados aos jovens em formação.
Na investigação analisamos documentos, realizamos a pesquisa bibliográfica e empírica com a aplicação de questionários aos pais e professores e entrevista com o gestor e apoio pedagógico escolar. O cruzamento de fontes e de informações aí contidas permitiu-nos analisar, caracterizar e interpretar as relações que se estabelecem entre a família e a escola, no contexto em que ambas se inserem.
Por toda a pesquisa exposta neste trabalho, acreditamos que esta investigação pode ser uma forma de contribuir para o sucesso escolar dos alunos, assim como também para uma melhor relação entre as famílias e os profissionais que trabalham nas escolas que seus filhos frequentam. |
URI: | http://hdl.handle.net/10314/3834 |
Aparece nas Colecções: | Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico
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