DSpace DSpace

Biblioteca Digital do IPG >
Escola Superior de Saúde (ESS) >
Artigos em Revista Internacional (ESS) >

Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10314/3933

Título: Cuidados paliativos pediátricos domiciliários centrados na família: Contributos para uma Orientação salutogénica.
Autores: Jorge, Ana Maria
Carrondo, Ezequiel
Lopes, Fernanda
Palavras Chave: Cuidados paliativos pediátricos domiciliários; família; salutogénese; resiliência e sentido interno de coerência.
Data: 30-Jul-2017
Editora: Revista Egitania Sciencia
Resumo: O presente artigo tem como objetivo abordar os cuidados paliativos pediátricos domiciliários centrados na família numa perspetiva salutogénica. A pesquisa efetuada em plataformas de bases de dados e em revistas científicas revelou um número limitado de estudos centrados no paradigma salutogénico em cuidados paliativos. Os cuidados paliativos pediátricos têm como principal objetivo a prestação de cuidados domiciliários centrados na família, indo ao encontro das necessidades das famílias, com impacte positivo na qualidade de vida da criança. A Associação Europeia de Cuidados Paliativos reconhece a importância de centrar os cuidados nas competências e nos recursos da criança e da família e não exclusivamente nas suas dificuldades, ou seja, da orientação salutogénica nos cuidados paliativos. Esta nova orientação nos cuidados de saúde tem vindo a emergir progressivamente como resultado do desenvolvimento de diversos constructos, nomeadamente do sentido interno de coerência e da resiliência. Conclui-se que esta mudança de paradigma é fundamental para a melhoria da qualidade de vida da criança e da família ao longo do curso da doença.
URI: http://hdl.handle.net/10314/3933
ISSN: 1646-8848
Aparece nas Colecções:Artigos em Revista Internacional (ESS)

Ficheiros deste Registo:

Ficheiro Descrição TamanhoFormato
ezequiel_112_a.pdf113KbAdobe PDFVer/Abrir
Sugerir este item a um colega