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Título: LA INCLUSIÓN EDUCATIVA Y SOCIAL DESDE UNA PERSPECTIVA PORTUGUESA Projeto-TELESEICT. Teaching and Learning Special Education with Information, Communication, Technologies
Autores: Tadeu, Pedro
Palavras Chave: ENTORNOS Y ESTRATEGIAS EDUCATIVAS PARA LA INCLUSIÓN SOCIAL
Data: 26-Jul-2017
Editora: ENTORNOS Y ESTRATEGIAS EDUCATIVAS PARA LA INCLUSIÓN SOCIAL (Colección - Enseñar y Aprender)
Resumo: O espírito positivo de uma Educação Inclusiva pode e deve ser visto de diferentes perspetivas ao longo do tempo e dependendo claramente do espaço. Vivemos no século XXI e podemos agora olhar para o futuro com a noção do passado que percorrermos e do que ainda falta para proporcionar a todos uma verdadeira possibilidade de participação na sociedade em que vivemos. Este simpósio pretende partilhar um pouco da visão de três projetos claramente distintos mas que encerram em si elementos comuns em torno da inclusão educativa e social. O primeiro descreve um projeto internacional financiado pela União Europeia através da Agência Nacional Portuguesa para o espaço temporal de três anos, conta com o contributo e participação ativa de 11 instituições de ensino superior provenientes de 10 países europeus sob o título Teaching and Learning Special Education with Information, Communication, Technologies (TELESEICT). Desde há muito tempo que estas instituições trabalham esta temática através de diferentes abordagens e utilizando distintos programas de financiamento. Julgou-se pertinente, após a experiência alcançada através de vários Intensive Program (IP-ERASMUS), arrancar com um projeto que se focasse numa das questões centrais: a formação de professores no âmbito da educação inclusiva. Pelo que fomos analisando ao longo dos anos, existe um défice de formação ao nível das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aliadas às Necessidades Educativas Especiais (NEE). Os programas de formação de professores nos vários níveis abordam as NEE e as TIC de uma maneira isolada, sem uma interseção de conteúdos, sem uma clara simbiose entre ambos. Sabe-se, e está estudada, a positividade resultante da combinação das novas tecnologias com as crianças/jovens/adultos, e como estes podem usufruir de ambientes de interação que promovam mais e melhor inclusão na educação. O projeto lançado pretende ser uma plataforma de conteúdos ligados às várias áreas de influência das NEE, procurando dar resposta através das TIC para situações específicas existentes, quer através da plataforma, quer através de aplicações para telemóvel e tablets, de modo que em qualquer lugar e a qualquer hora se tenha acesso a estas.
URI: http://hdl.handle.net/10314/3954
ISSN: 978-84-9045-518-0
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