DSpace DSpace

Biblioteca Digital do IPG >
Escola Superior de Turismo e Hotelaria (ESTH) >
Artigos em Revista Internacional (ESTH) >

Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10314/3972

Título: Perfil e Impacto Socioeconómico dos Estudantes nas Escolas Politécnicas do Interior de Portugal - O caso de estudo da ESTH-IPG.
Autores: Lopes, Romeu
Martins, José Alexandre
Roque, Vitor
Palavras Chave: Ensino Superior; Escola Superior de Turismo e Hotelaria; Impacto Socioeconómico; Instituto Politécnico da Guarda; Interior.
Data: 30-Dec-2017
Editora: Egitania Sciencia
Resumo: Nos últimos anos, algumas instituições de ensino superior, em particular as do interior, têm encontrado dificuldades em captar e fixar novos alunos, em consequência de um processo de litoralização continuado. Nesse sentido, com esta investigação pretende-se caraterizar o perfil socioeconómico dos estudantes da Escola Superior de Turismo e Hotelaria (ESTH) do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e o “valor” que representam para o concelho de Seia. Como objetivos gerais da investigação salientam-se os seguintes: (i) conhecer o perfil dos alunos; (ii) percecionar as condições e limitações de vida que a região e a instituição oferecem; (iii) indagar sobre as perspetivas de futuro em termos profissionais. O método escolhido foi o da pesquisa quantitativa, realizada essencialmente de forma descritiva e centrada na análise e interpretação dos dados, recolhidos através de um questionário em suporte de papel. Este foi distribuído por todos os anos dos cursos em funcionamento. Recolheram-se e validaram-se 252 inquéritos, que foram tratados com recurso ao IBM SPSS Statistics (versão 24). O estudo efetua uma reflexão e disponibiliza um conjunto de sugestões, que podem vir a ser úteis para uma melhor resposta das instituições de ensino superior e do meio envolvente, no sentido de captar e fixar estudantes e futuros profissionais, em particular nas regiões do interior do país.
URI: http://hdl.handle.net/10314/3972
ISSN: doi.org/10.1590/S1413-82712014000100006
Aparece nas Colecções:Artigos em Revista Internacional (ESTH)

Ficheiros deste Registo:

Ficheiro Descrição TamanhoFormato
vroque_430.apdf.pdf523KbAdobe PDFVer/Abrir
Sugerir este item a um colega