Biblioteca Digital do IPG >
Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESECD) >
Artigos em Revista Internacional (ESECD) >
Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10314/3985
|
Título: | Como a comunidade científica portuguesa analisa a educação profissional |
Autores: | Vieira, Marilandi Maria Mascarello Carvalho, Graça Simões de Araújo, Maria Cristina Pansera Tracana, Rosa Branca |
Palavras Chave: | Educação profissional Cursos profissionais Cursos Técnicos Superiores |
Data: | 2018 |
Editora: | Universidade Federal de Sergipe |
Citação: | Vieira, M.M.M., Carvalho, G.S., Araújo, M.C.P. & Tracana, R.B.C. (2918) Como a comunidade científica portuguesa analisa a educação profissional. Revista Tempos e Espaços em Educação, 11 (25), 33-48 |
Resumo: | A educação profissional (EP) tem tido grande incremento de oferta em Portugal e no Brasil, configurando-se como importante campo de pesquisa. O artigo analisa a produção acadêmica da comunidade científica portuguesa sobre a EP. O corpus foi constituído por 22 trabalhos que estão disponíveis em repositórios de universidades e de outras instituições portuguesas. A análise dos trabalhos foi realizada por meio da análise de conteúdo de BARDIN (2002), a qual permitiu constatar que a produção incide principalmente sobre cursos profissionais do ensino secundário, por pesquisadores portugueses, porém com forte presença de estudantes de pós-graduação brasileiros como coautores e as temáticas foram: (a) caracterização dos cursos; (b) formação de professores; (c) políticas e currículo; e (d) gestão administrativa e pedagógica dos cursos. A pesquisa demonstra que os estudos sobre EP em Portugal são incipientes e exploratórios, havendo necessidade de aprofundar o tema. |
URI: | http://hdl.handle.net/10314/3985 |
ISSN: | 2358-1425 |
Aparece nas Colecções: | Artigos em Revista Internacional (ESECD)
|
Ficheiros deste Registo:
Ficheiro |
Descrição |
Tamanho | Formato |
RevTemposEspacosEduc-EducProfissional.pdf | | 515Kb | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
|
|