DSpace DSpace

Biblioteca Digital do IPG >
Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESECD) >
Artigos em Revista Internacional (ESECD) >

Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10314/3985

Título: Como a comunidade científica portuguesa analisa a educação profissional
Autores: Vieira, Marilandi Maria Mascarello
Carvalho, Graça Simões de
Araújo, Maria Cristina Pansera
Tracana, Rosa Branca
Palavras Chave: Educação profissional
Cursos profissionais
Cursos Técnicos Superiores
Data: 2018
Editora: Universidade Federal de Sergipe
Citação: Vieira, M.M.M., Carvalho, G.S., Araújo, M.C.P. & Tracana, R.B.C. (2918) Como a comunidade científica portuguesa analisa a educação profissional. Revista Tempos e Espaços em Educação, 11 (25), 33-48
Resumo: A educação profissional (EP) tem tido grande incremento de oferta em Portugal e no Brasil, configurando-se como importante campo de pesquisa. O artigo analisa a produção acadêmica da comunidade científica portuguesa sobre a EP. O corpus foi constituído por 22 trabalhos que estão disponíveis em repositórios de universidades e de outras instituições portuguesas. A análise dos trabalhos foi realizada por meio da análise de conteúdo de BARDIN (2002), a qual permitiu constatar que a produção incide principalmente sobre cursos profissionais do ensino secundário, por pesquisadores portugueses, porém com forte presença de estudantes de pós-graduação brasileiros como coautores e as temáticas foram: (a) caracterização dos cursos; (b) formação de professores; (c) políticas e currículo; e (d) gestão administrativa e pedagógica dos cursos. A pesquisa demonstra que os estudos sobre EP em Portugal são incipientes e exploratórios, havendo necessidade de aprofundar o tema.
URI: http://hdl.handle.net/10314/3985
ISSN: 2358-1425
Aparece nas Colecções:Artigos em Revista Internacional (ESECD)

Ficheiros deste Registo:

Ficheiro Descrição TamanhoFormato
RevTemposEspacosEduc-EducProfissional.pdf515KbAdobe PDFVer/Abrir
Sugerir este item a um colega