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http://hdl.handle.net/10314/3986
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Título: | Estilo de vida dos estudantes do ensino superior |
Autores: | Marques, Cláudio R C |
Palavras Chave: | Estilo de Vida Estudante Ensino Superior Promoção da Saúde |
Data: | 15-Mar-2018 |
Editora: | Instituto Politécnico da Guarda |
Relatório da Série N.º: | 616-083 MAR |
Resumo: | O estilo de vida é o principal causador de doenças crónicas não transmissíveis, consideradas como a epidemia do século XXI, associado a fatores de risco intrínsecos. Apresenta grande impacto na morbilidade, bem-estar, qualidade de vida e mortalidade.
O ingresso no ensino superior é umas das etapas académicas mais importantes para os estudantes. Esta etapa obriga a maiores responsabilidades, stresse, métodos de estudo diferentes, gestão do tempo, festas académicas, entre outros. O conhecimento do estilo de vida destes estudantes permite uma intervenção mais dirigida, para a promoção da saúde e prevenção da doença
Este estudo tem como objetivos: caraterizar o estilo de vida dos estudantes do ensino superior; identificar o perfil do estilo de vida dos estudantes do ensino superior; identificar e analisar os fatores determinantes do estilo de vida dos estudantes do ensino superior. É um estudo do tipo não experimental, quantitativo, descritivo/correlacional e transversal, realizado numa amostra não probabilística, por acessibilidade. Para caraterizar o estilo de vida dos estudantes, utilizou-se como instrumento de colheita de dados o questionário “Estilo de Vida Fantástico”, adaptado e validado para a população portuguesa por Amado, Brito e Silva (2014).
A amostra é constituída por 479 estudantes matriculados numa Instituição de Ensino Superior do Interior de Portugal no ano letivo 2016/2017, com média de idade 22.80±6.18 anos, 69,3% do sexo feminino e 30.7% do sexo masculino.
Concluiu-se que os estudantes apresentam melhores resultados ao nível dos domínios Família e Amigos; Introspeção; Comportamentos de saúde e vida sexual; e Outros comportamentos.
No global do questionário “Estilo de Vida Fantástico” obtivemos resultados iguais ou superiores a 86.00 pontos para mais de metade dos estudantes (50,3%), podendo classificar o estilo de vida do estudante desta instituição como “Muito Bom”.
Os estudantes com melhor estilo de vida são os mais novos; pertencentes ao sexo feminino; casados ou em união de facto; que não mudaram de residência para frequentar o ensino superior; que coabitam com colegas, família, amigos ou namorada(o); pertencentes a agregados familiares com maiores rendimentos familiares; que frequentam o curso de mestrado; que frequentam cursos na área da saúde, desporto e educação/comunicação; do 1º e 3º ano; e que apresentam valor de IMC normal.
Os resultados revelam a necessidade de um maior investimento na prevenção e sensibilização desta comunidade académica para a adoção de um estilo de vida saudável, principalmente ao nível da prática de atividade física e nutrição. |
URI: | http://hdl.handle.net/10314/3986 |
Aparece nas Colecções: | Mestrado em Enfermagem Comunitária
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