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http://hdl.handle.net/10314/3995
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Título: | A interdisciplinaridade como estratégia de ensino e aprendizagem no 1º CEB |
Autores: | Tavares, Daniela M V |
Palavras Chave: | Interdisciplinaridade Estratégia Aprendizagens Significativas |
Data: | 21-Mar-2018 |
Editora: | Instituto Politécnico da Guarda |
Relatório da Série N.º: | 373.3 TAV |
Resumo: | A elaboração deste relatório tem como propósito a realização de uma reflexão crítica, consistente e fundamentada de toda a experiência acumulada durante a Prática de Ensino Supervisionada.
Um dos objetivos essenciais, subjacentes ao nosso relatório, é fazer o enquadramento institucional, relativamente ao local, onde se realizou a nossa PES, além de descrever e refletir criticamente, sobre as atividades fundamentais que foram desenvolvidas e promovidas, durante a exequibilidade da mesma e que se revelaram mais profícuas, suscitando consequentemente, verdadeiras e significativas aprendizagens, que sendo duradouras, devem permanecer, ao longo do tempo.
No que concerne, ao tema em questão, aprofundaremos e debruçar-nos-emos sobre o que se entende por interdisciplinaridade e a sua importância e pertinência, na atualidade, uma vez que sabemos, que o mundo em que vivemos caracteriza-se pela constante mudança a nível tecnológico, metodológico e científico, entre outros. Desta forma, a escola deve criar um contexto, em que as aprendizagens sejam reais, em que se estabeleçam relações entre as situações do dia-dia, os conteúdos do programa e as metas curriculares, de cada ano de escolaridade, de forma a tornar as mesmas motivadoras e significativas, despoletando o gosto por aprender e uma escola
pela vida e para a vida.
Neste âmbito salientamos os principais objetivos: relacionar a interdisciplinaridade às diferentes áreas; incentivar a pesquisa; completar os conhecimentos; aprofundar os conteúdos nos diferentes domínios; promover o intercâmbio entre as áreas; enriquecer o processo de ensino e aprendizagem; fomentar o cruzar de conteúdos; inferir a importância da interdisciplinaridade na aprendizagem.
Nesta perspetiva, defendemos, tal como outros autores, a utilização da estratégia interdisciplinar, durante o processo de ensino e aprendizagem como um meio de construção de novos conhecimentos, ou seja a ideia de uma nova atitude frente ao conhecimento.
A interdisciplinaridade, como princípio pedagógico, tem sido defendida, como capaz de inovar e renovar, gerando uma nova forma de educar, educando para o interrogar, o questionar.
A interdisciplinaridade pode auxiliar no conhecimento produzido e orientar a produção de uma nova ordem de conhecimento, constituindo uma condição necessária, para a melhoria da qualidade do ensino.
Assim, o objetivo essencial é analisar a importância da interdisciplinaridade como uma ponte para o melhor entendimento das disciplinas entre si, ou, entre as áreas, considerando-a consequentemente, positiva, pois os conteúdos interagem como forma de complementação. |
URI: | http://hdl.handle.net/10314/3995 |
Aparece nas Colecções: | Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
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Ficheiros deste Registo:
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