Biblioteca Digital do IPG >
Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESECD) >
Relatórios de Estágio >
Mestrados >
Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico >
Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10314/3998
|
Título: | A efetividade no processo ensino - aprendizagem da educação infantil |
Autores: | Perreira, Maria P S S |
Palavras Chave: | Afetividade emoções ensino e aprendizagem relação professor-aluno |
Data: | 10-Apr-2018 |
Editora: | Instituto Politécnico da Guarda |
Relatório da Série N.º: | 372.3 PER |
Resumo: | Este trabalho, realizado na área do Mestrado em Ensino de 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, do Instituto Politécnico da Guarda, retrata o trabalho realizado durante a Prática de Ensino Supervisionada, fazendo uma análise reflexiva das atividades desenvolvidas durante a PES sobre o processo de ensino e aprendizagem e na relação que ocorre em sala de aula do professor com o aluno, levando em consideração a afetividade. O estudo foi desenvolvido, através da pesquisa bibliográfica e trabalho de campo, ele foi dividido em três capítulos, as quais podem referir que o primeiro corresponde ao enquadramento institucional, expondo algumas características do local, onde se deu a Prática de Ensino Supervisionada. Já no segundo capítulo faz se uma descrição das ações desenvolvidas durante a PES. No terceiro capítulo, propõe se uma reflexão acerca da relevância da afetividade na relação professor- aluno no âmbito da educação infantil, mais especificamente na U.E. B Profº Elpídio Hermes de Carvalho. Nele é apresentada a justificativa pela escolha do tema, os teóricos que sustentam a temática, as relações afetivas, o contexto da pesquisa e reflexões acerca dos dados colhidos. Por fim, fez-se a conclusão, relatando um pouco da experiência obtida durante a investigação e as reflexões as quais foram de relevância para a prática pedagógica, tendo em vista, que o tema “A afetividade no processo de ensino e aprendizagem da educação infantil” é de grande valia para os educadores repensarem suas práticas pedagógicas, reconhecendo que a afetividade possui um papel de suma importância no desenvolvimento das relações interpessoais e na construção do conhecimento. |
URI: | http://hdl.handle.net/10314/3998 |
Aparece nas Colecções: | Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico
|
Ficheiros deste Registo:
Ficheiro |
Descrição |
Tamanho | Formato |
PEB - Maria P S S Pereira.pdf | | 2603Kb | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
|
|