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Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10314/4019

Título: Análise do ensino da língua portuguesa na 1ª etapa do 1º ciclo nas escolas municipais: unidade de indicação básica Dom José Medeiros Delgado e Roseno de Jesus mendes em São Luís MA
Autores: Lago, Ana C V
Palavras Chave: Ensino Língua Portuguesa
PNAIC
Alfabetização
Política pública
Data: May-2018
Editora: Instituto Politécnico da Guarda
Relatório da Série N.º: 372.3 LAG
Resumo: O presente documento descreve a prática desenvolvida no estágio realizado de acordo com o regulamento da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo que confere habilitação profissional para a docência no 1º Ciclo e nas disciplinas de Ciências da Natureza, História e Geografia, Língua Portuguesa e Matemática do 2º Ciclo do Ensino Básico. O relatório cujo tema é Análise do ensino de Língua Portuguesa na 1ª Etapa do 3º Ciclo na escola Municipal, e suas relações com a currículo e práticas docentes, tem por objetivo compreender como o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), como política pública aplicada no 1º ciclo de alfabetização, pode redimensionar as práticas escolares, reguladas por um currículo amplo que atenda às necessidades e direitos das crianças em fase de alfabetização e letramento. Adotamos como metodologia de investigação científica as abordagens Exploratória e Descritiva, por meio da pesquisa qualitativa e quantitativa, utilizando instrumentos de coleta de dados como questionários semiestruturados, observação participante e levantamento bibliográfico e documental. O universo pesquisado compreendeu escolas de 1º ciclo do polo Turu-Bequimão em São Luís, Maranhão, Brasil. Por meio da pesquisa, observamos que, embora a PNAIC seja um instrumento que auxilie na formação dos educadores dos anos iniciais, muito ainda precisa ser investido para que as políticas educacionais adotadas pelo governo federal possam elevar os índices de alfabetização e letramentos dos anos iniciais. Dentre as ações, podemos citar as estruturas físicas das escolas; a execução de um currículo formal que atenda às demandas coletivas e individuais dos estudantes e que esteja identificado com o Projeto Político Pedagógico de cada escola e a formação profissional docente em parceria com as esferas públicas e instituições de ensino superior, exercendo sua função política e social de ensino, pesquisa e extensão.
URI: http://hdl.handle.net/10314/4019
Aparece nas Colecções:Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico

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