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http://hdl.handle.net/10314/4045
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Título: | Repensando os sistemas educativos e a formação de professores dos estados membros da UE 28 a partir da avaliação de PISA |
Autores: | Rodrigues, Florbela Brito, Elisabete Ribeiro, Maria |
Palavras Chave: | Educação sistema educativo formação de professores programa PISA |
Data: | Jan-2015 |
Editora: | EDUCA/AFIRSE Portugal. |
Resumo: | A qualidade do sistema educativo é muitas vezes ligada à qualidade da formação de professores
pois os países que obtêm bons resultados escolares são os que mais privilegiam, a nível da
seleção, a qualidade. Efetivamente, o objetivo de uma melhor formação de professores consiste
sempre em tentar atingir os melhores resultados escolares dos alunos e de ter um bom sistema
educativo.
Mas a formação de professores não é a única responsável por tudo quanto acontece em termos
de educação. A este propósito, a OCDE afirma que os três pilares fundamentais da educação
insistem na importância que os alunos aprendam melhor, que os professores ensinem melhor e,
finalmente, que os sistemas educativos funcionem melhor. É por isso indispensável poder ter
uma visão global repartida nestes três aspetos para se perceberem as relações existentes entre
estes elementos e os resultados obtidos a fim de tentar melhorá-los.
O Programa Internacional PISA foi lançado pela Organização para o Desenvolvimento e
Cooperação Económico (OCDE) e concebido para fornecer resultados que permitem monitorizar,
de uma forma regular, os sistemas educativos em termos do desempenho dos alunos de 15 anos
em três domínios: a compreensão da escrita, a cultura matemática e a cultura científica., no
contexto de um enquadramento conceptual aceite internacionalmente. Como tal, os resultados
deste programa permitem, não só avaliar os alunos em questão, mas também, indiretamente, a
formação de professores e a qualidade do sistema educativo.
Nesse sentido, metodologicamente foi realizada uma análise documental dos sistemas
educativos e da formação de professores dos estados membros da União Europeia com o
objetivo de relacionar essas informações com os resultados de PISA a fim de observar as
afinidades entre estes três pilares fundamentais relativos à educação: sistema educativo,
formação de professores e resultados escolares.
Verifica-se que os países com os melhores resultados são os países que acolhem os alunos com
todas as suas diversidades e lhes oferecem um ensino individualizado adaptado às suas
necessidades. Outra das consequências visíveis é o desaparecimento das disparidades entre
países ricos e pobres, o que mostra que o nível económico já não é fator condicionante dos
resultados do desempenho dos alunos. |
URI: | 9789898272256 http://hdl.handle.net/10314/4045 |
Aparece nas Colecções: | Artigos em Acta de Conferência Nacional (ESECD)
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Ficheiros deste Registo:
Ficheiro |
Descrição |
Tamanho | Formato |
Repensando os sistemas educativos pp 489-504 pp600-632 pp 1252-1262 AFIRSEatas2015.pdf | | 937Kb | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
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