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Título: Uma avaliação dos MOOC ao serviço do ensino e aprendizagem das Línguas Estrangeiras
Autores: Ribeiro, Maria
Brito, Elisabete
Rodrigues, Florbela
Palavras Chave: MOOC
Ensino
Aprendizagem de Línguas Estrangeiras
Data: Jan-2015
Editora: EDUCA/AFIRSE Portugal
Resumo: O presente artigo pretende avaliar o método de ensino proporcionado pelos MOOC (Massive Open Online Courses), nomeadamente, no que concerne à aprendizagem das línguas estrangeiras (LE), uma área na qual esta tecnologia é ainda pouco utilizada. Ao facilitar o acesso aos conteúdos, aproveitando as potencialidades da rede e das plataformas de aprendizagem, a utilização dos MOOC efetiva o processo de ensino e aprendizagem, promovendo não só a autonomia dos alunos mas também uma educação com custos mínimos, o que, num período de crise económica é certamente vantajoso. Nesta conjuntura das novas tecnologias, os investigadores lançam um olhar crítico sobre as suas aplicações e a sua transversalidade nas diferentes áreas de saber. Por isso, e baseando-se na própria experiência prévia de lecionação utilizando os MOOC, analisaram as (des)vantagens deste método, especialmente no ensino e aprendizagem das LE, procurando também responder às dúvidas que surgem relativamente à sua pouca expressividade em sites ligados a universidades de renome, tais como Coursera, EdX e Udacity. Metodologicamente, e tratando-se de um estudo exploratório, analisa-se, portanto, a eventual postura e vulnerabilidade dos Departamentos de Línguas nas instituições de ensino superior (IES) e a (im)possibilidade da substituição da aula presencial e interativa pelos MOOC na aprendizagem da LE. Pondera-se, ainda, a sua adequação relativamente à urgência de feedback e de avaliação na aprendizagem de LE, face à dificuldade de autodeterminar a correção da pronúncia e da gramática, sem descurar as subtilezas da semântica. Examina-se a forma como os poucos MOOC adaptados especificamente para as LE lidam com a necessidade de proporcionar momentos de interação oral não só com o(s) professor(es) mas também entre os próprios estudantes. Explora-se, ainda, a problemática de insucesso registado nestes cursos para a aprendizagem da LE, comparando-a com taxas de sucesso registadas em outras áreas das Letras e Humanidades. Conclui-se com uma avaliação preliminar dos MOOC no ensino e na aprendizagem das LE.
URI: http://hdl.handle.net/10314/4046
ISBN: 9789898272256
Aparece nas Colecções:Artigos em Acta de Conferência Nacional (ESECD)

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Mooc articles pp 489-504 pp600-632 pp 1252-1262 AFIRSEatas2015.pdf486KbAdobe PDFVer/Abrir
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