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http://hdl.handle.net/10314/4046
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Título: | Uma avaliação dos MOOC ao serviço do ensino e aprendizagem das Línguas Estrangeiras |
Autores: | Ribeiro, Maria Brito, Elisabete Rodrigues, Florbela |
Palavras Chave: | MOOC Ensino Aprendizagem de Línguas Estrangeiras |
Data: | Jan-2015 |
Editora: | EDUCA/AFIRSE Portugal |
Resumo: | O presente artigo pretende avaliar o método de ensino proporcionado pelos MOOC (Massive
Open Online Courses), nomeadamente, no que concerne à aprendizagem das línguas
estrangeiras (LE), uma área na qual esta tecnologia é ainda pouco utilizada. Ao facilitar o acesso
aos conteúdos, aproveitando as potencialidades da rede e das plataformas de aprendizagem, a
utilização dos MOOC efetiva o processo de ensino e aprendizagem, promovendo não só a
autonomia dos alunos mas também uma educação com custos mínimos, o que, num período de
crise económica é certamente vantajoso. Nesta conjuntura das novas tecnologias, os
investigadores lançam um olhar crítico sobre as suas aplicações e a sua transversalidade nas
diferentes áreas de saber. Por isso, e baseando-se na própria experiência prévia de lecionação
utilizando os MOOC, analisaram as (des)vantagens deste método, especialmente no ensino e
aprendizagem das LE, procurando também responder às dúvidas que surgem relativamente à
sua pouca expressividade em sites ligados a universidades de renome, tais como Coursera, EdX
e Udacity. Metodologicamente, e tratando-se de um estudo exploratório, analisa-se, portanto, a
eventual postura e vulnerabilidade dos Departamentos de Línguas nas instituições de ensino
superior (IES) e a (im)possibilidade da substituição da aula presencial e interativa pelos MOOC
na aprendizagem da LE. Pondera-se, ainda, a sua adequação relativamente à urgência de
feedback e de avaliação na aprendizagem de LE, face à dificuldade de autodeterminar a correção
da pronúncia e da gramática, sem descurar as subtilezas da semântica. Examina-se a forma
como os poucos MOOC adaptados especificamente para as LE lidam com a necessidade de
proporcionar momentos de interação oral não só com o(s) professor(es) mas também entre os
próprios estudantes. Explora-se, ainda, a problemática de insucesso registado nestes cursos
para a aprendizagem da LE, comparando-a com taxas de sucesso registadas em outras áreas
das Letras e Humanidades. Conclui-se com uma avaliação preliminar dos MOOC no ensino e na
aprendizagem das LE. |
URI: | http://hdl.handle.net/10314/4046 |
ISBN: | 9789898272256 |
Aparece nas Colecções: | Artigos em Acta de Conferência Nacional (ESECD)
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Ficheiros deste Registo:
Ficheiro |
Descrição |
Tamanho | Formato |
Mooc articles pp 489-504 pp600-632 pp 1252-1262 AFIRSEatas2015.pdf | | 486Kb | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
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