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Título: Relatório de Estágio Curricular – H2otel – Congress & Medical SPA (Unhais da Serra)
Autores: Bernardo, Marília
Palavras Chave: Atendimento
Cliente
Hotelaria
Relações Públicas
Data: Jan-2017
Editora: Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto
Relatório da Série N.º: 047.3 BER
Resumo: O presente relatório tem como principal função descrever, analisar e refletir sobre o Estágio Curricular realizado no H2otel - Congress & Medical SPA. Este centrou-se, essencialmente, na receção do Hotel e na receção dos clientes, tanto passantes como alojados. Sendo a receção o cartão-de-visita de qualquer hotel, este é o local onde o cliente é recebido, pelo rececionista. Na receção, o hóspede forma a primeira imagem da unidade hoteleira, sendo a este a primeira e a última pessoa a quem o cliente se dirige, quer para se hospedar, quer para solicitar informações, fazer eventuais reclamações e para pagar a sua despesa no hotel. O meu estágio dividiu-se em três vertentes. Na primeira fase, centrei-me na observação e aquisição de conhecimentos sobre a unidade hoteleira em geral e sobre o sector receção, em específico. Na segunda fase, no desenvolvimento dos conhecimentos adquiridos, praticando sobre vigilância da coordenadora de receção e restantes colegas. E, por fim, o desenvolvimento dos conhecimentos de forma autónoma. Numa primeira fase foi essencial conhecer e perceber o funcionamento da unidade hoteleira, para melhor desenvolver as minhas atividades enquanto estagiária na receção do hotel. Tornou-se fundamental perceber o funcionamento e inserir-me de uma forma mais rápida e eficaz para conseguir ajudar a minha equipa de trabalho, pois este é um dos sectores do hotel onde é essencial saber-se trabalhar em equipa e, sobretudo, haver entreajuda entre todos os colaboradores. No decorrer do meu estágio, tive como funções: fazer check-in e check-out; entregar as chaves dos quartos e dar as informações necessárias enquadradas no ato do check-in; atender todos os clientes que se dirigissem à receção; resolver situações de crise; resolver todas as dúvidas e necessidades dos hóspedes; fazer, confirmar e garantir reservas; fazer fecho de caixa; entregar e ir buscar bagagens dos hóspedes; atender e fazer chamadas telefónicas; entre outras atividades. No final, posso afirmar que a experiência foi muito gratificante, tanto pelo volume de trabalho, como pela diversidade do mesmo. Desde início que percebi que este sector requer muita responsabilidade sendo a receção considerada o principal local de qualquer unidade hoteleira.
URI: http://hdl.handle.net/10314/4120
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