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http://hdl.handle.net/10314/4189
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Título: | Tudo termina em clichés? Representações de mulheres migrantes nas narrativas de Lídia Jorge |
Autores: | Fonseca, Ana Margarida |
Palavras Chave: | Tudo termina em clichés? Representações de mulheres migrantes nas narrativas de Lídia Jorge |
Data: | Jan-2018 |
Editora: | Exiliance au feminin dans le monde lusophone (XIXe-XXe siècles) |
Resumo: | A obra narrativa de Lídia Jorge é marcada pela atenção às questões identitárias, numa leitura complexa da contemporaneidade portuguesa, suas mudanças e contradições. Fazendo parte da memória coletiva portuguesa, a realidade da descolonização e a ocorrência de movimentos migratórios está presente em várias narrativas da escritora, com particular destaque para O Vento Assobiando nas Gruas (2002) e A Noite das Mulheres Cantoras (2011). Em ambos os romances se observa a representação de personagens que migraram de África para Portugal, quer como imigrantes (a família Mata; Madalena Micaia) quer como retornados (Solange de Matos e as colegas de grupo), num movimento de deslocação que tem implicações profundas na (re)definição das imagens identitárias coletivas. Com a presente comunicação, propomo-nos centrar a análise nas representações de mulheres migrantes nas obras referidas, procurando compreender os modos como Lídia Jorge questiona estereótipos, silêncios, vozes e interditos, numa perspetiva simultaneamente feminina e universal, sem perder de vista a ancoragem nas grandes questões da pós-colonialidade portuguesa. |
URI: | http://hdl.handle.net/10314/4189 |
ISSN: | 9782853550956 |
Aparece nas Colecções: | Capítulo de Livro (ESTG)
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