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Título: Educação de Tempo Integral na Rede Municipal de São Luís: Discurso de Governo e Realidade das Escolas
Autores: Neta, Arcângela F S
Palavras Chave: Escola Pública
Educação de Tempo Integral
Qualidade de Ensino
Realidade das Escolas
Data: 26-Jun-2018
Editora: Instituto Politécnico da Guarda
Relatório da Série N.º: 372.3 NET
Resumo: O presente trabalho, intitulado Educação de Tempo Integral na Rede Municipal de São Luís: Discurso de Governo e Realidade das Escolas, surgiu no contexto da realização do Curso de Mestrado em Ensino de 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico (CEB) do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) – Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESECD). O interesse pela referida temática surgiu das nossas inquietações como docente na Unidade de Educação Básica (UEB) Padre João Miguel Mohana, escola de tempo integral da rede municipal de ensino de São Luís. Ao iniciarmos nossas atividades naquela escola, nutríamos expectativas de melhoria das condições de trabalho para professores e alunos, visto que não conhecíamos o cotidiano daquela instituição, mas logo nos deparamos com diversas questões como a ausência de atividades diferenciadas para os alunos no contexto da escola, sobretudo no turno vespertino, a inadequação das instalações físicas da escola para acolher os discentes durante a jornada ampliada e a ausência de formação continuada para docentes sem nenhuma experiência em escola de tempo integral. Todas estas questões dificultavam o desenvolvimento do trabalho pedagógico no contexto da escola de tempo integral em São Luís. Ao longo deste trabalho, pretendemos refletir sobre as mudanças introduzidas a partir da implementação da escola de tempo integral no município de São Luís, de modo a perceber os impactos que exerceram na vida dos alunos, bem como as repercussões que causaram no processo ensino-aprendizagem. Assim, organizámos o presente estudo em três capítulos. No primeiro capítulo, intitulado “Enquadramento Institucional,” procedemos a uma contextualização histórica e social da cidade de São Luís, de forma a facultar um enquadramento em que assenta a componente educacional da pesquisa. No segundo capítulo, realizámos uma descrição das experiências pedagógicas por nós efetuadas, refletindo sobre a nossa trajetória acadêmica e profissional. No terceiro e último capítulo, procedemos a uma contextualização histórica das transformações operadas pela escola de tempo integral no Brasil, centrando a nossa atenção no Estado do Maranhão, e descrevendo a realidade da rede municipal de São Luís. Abordámos as principais dificuldades sentidas pelos professores no contexto das atividades didático-pedagógicas nos estabelecimentos escolares da rede. Para concluir, tecemos uma reflexão, procurando dar um contributo para a compreensão da modalidade de educação de tempo integral no contexto da rede municipal de São Luís, bem como fomentar as discussões a respeito das condições objetivas de trabalho dos professores da rede municipal, nomeadamente as dificuldades e as possibilidades para as práticas docentes em sala da aula.
URI: http://hdl.handle.net/10314/4200
Aparece nas Colecções:Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico

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