DSpace DSpace

Biblioteca Digital do IPG >
Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESECD) >
Relatórios de Estágio >
Mestrados >
Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico >

Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10314/4203

Título: A Afetividade na Relação Pedagógica e Aprendizagem na Pré-Escola
Autores: Oliveira, Suely L
Palavras Chave: afetividade
pré-escola
ludicidade
educação
Data: 26-Jun-2018
Editora: Instituto Politécnico da Guarda
Relatório da Série N.º: 372.3 OLI
Resumo: O presente trabalho propõe uma reflexão sobre o Estágio da Prática de Ensino Supervisionada (PES) realizada no contexto do Curso de Mestrado em Ensino de 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e aprofunda o tema “A importância da afetividade na relação escolar e suas implicações na aprendizagem na pré-escola”. As aulas do Estágio ocorreram na UEB Luzenir Mata Roma no ano de 2015. Em relação ao tema aprofundado na pesquisa referente à Educação Infantil, as observações e aplicações de atividades se deram na UEB Olívio Castelo Branco, escola da Rede Pública Municipal de São Luís. Os principais objetivos da realização deste estudo consistiram em compreender de que maneiras a afetividade pode influenciar o desenvolvimento cognitivo e social das crianças da Educação Infantil. Perceber de que forma os educadores conduzem as atividades docentes propiciando às crianças momentos lúdicos de aprendizagem e convívio harmonioso com os colegas. A metodologia utilizada na realização do trabalho foi a pesquisa qualitativo-descritiva na qual a escola tornou-se espaço laboratório de observação e aplicação do instrumento de produção e coleta de dados. Como resultados obtidos com o estudo tivemos a sensibilização do olhar dos educadores sobre o fenômeno da afetividade no desenvolvimento das crianças da pré escola, uma melhor qualidade nas relações interpessoais na escola entre crianças e entre crianças e educadores. Divide-se o trabalho em três capítulos ao longo dos quais se comtempla a importância da pesquisa de campo, observação e da prática no estágio supervisionada, descrevendo todas as etapas vivenciadas em campo, bem como os fatores do contexto social que influenciam diretamente e indiretamente a aprendizagem dos alunos envolvidos no processo de ensino da instituição escolar selecionada. A pesquisa mostrou que a escola possui um papel crucial no desenvolvimento do ser humano, principalmente na primeira infância, logo a educação escolar deve fortalecer os laços afetivos, tendo em vista o desenvolvimento da criança como pessoa. Para tal, é de suma importância identificar os fatores emocionais que influenciam o processo de aprendizagem, ou dificultam o relacionamento no ambiente escolar.
URI: http://hdl.handle.net/10314/4203
Aparece nas Colecções:Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico

Ficheiros deste Registo:

Ficheiro Descrição TamanhoFormato
1CEB - Suely L Oliveira.pdf3612KbAdobe PDFVer/Abrir
Sugerir este item a um colega