DSpace DSpace

Biblioteca Digital do IPG >
Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) >
Relatórios de Estágio >
Mestrados >
Relatório Estágio do Mestrado em Sistemas Integrados de Gestão (AmbQualSegRSocial) >

Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10314/4207

Título: Proposta de Sistema de Gestão da Qualidade no Centro Social de Quadrazais
Autores: Marques, Amara S
Palavras Chave: Sistema de Gestão
Qualidade
Norma NP EN ISO 9001:2015
ESNL
Data: 20-Jun-2018
Editora: Instituto Politécnico da Guarda
Relatório da Série N.º: 658.5 MAR
Resumo: O presente relatório de estágio profissionalizante terá como objetivo apresentar uma proposta de um Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) para o Centro Social de Quadrazais (CSQ), no Concelho do Sabugal. O CSQ é uma Entidade do Setor Não Lucrativo (ESNL) que dinamiza duas respostas sociais, especificamente: Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) e o Serviço de Apoio Domiciliário (SAD). Assim, o planeamento de um SGQ melhora o desempenho da CSQ, aumenta o grau de satisfação das partes interessadas (utentes, familiares, profissionais, voluntários, entidades parceiras e financiadoras, entre outras), gera maior economia, eficácia e eficiência dos processos e contribui para que o CSQ utilize a qualidade dos seus serviços como uma fonte de vantagem competitiva no Terceiro Sector. Para tal, deve estabelecer-se a política e os objetivos da qualidade para promover uma estratégia de sustentabilidade através do conceito da sua melhoria. Para a realização do estágio profissionalizante propõe-se como metodologia de investigação para a análise teórica, a revisão de literatura científica e dos normativos legais para contextualizar a temática da qualidade, em geral, e do SGG, com particular ênfase na Norma NP EN ISO 9001: 2015 (IPQ, 2015b) – SGQ: Requisitos. Para a concretização da análise empírica, recorreu-se ao método do caso de estudo por o mesmo implicar um conhecimento profundo da realidade a investigar (Yin, 2009). Os resultados evidenciam a fase de planeamento do SGQ, suportado na Norma NP EN ISO 9001: 2015 (IPQ, 2015b), no CSQ, onde se adota o processo de melhoria contínua e fomenta a deteção de não conformidades e oportunidades de melhoria que garantam a participação das partes interessadas. Assim, a liderança e o desenvolvimento de parcerias entre o IPG, a UPM, o CSQ e a unidade de missão do Sabugal Mais Social permitiram que fosse assegurada a elaboração desta proposta de relatório de estágio profissionalizante, baseada na dinâmica do CSQ que surge, cada vez mais, com a preocupação de um serviço de excelência e um aprimoramento nas práticas de responsabilidade social destas entidades direcionadas para o envelhecimento ativo e saudável.
URI: http://hdl.handle.net/10314/4207
Aparece nas Colecções:Relatório Estágio do Mestrado em Sistemas Integrados de Gestão (AmbQualSegRSocial)

Ficheiros deste Registo:

Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Resumo - Amara S Marques.pdf171KbAdobe PDFVer/Abrir
Sugerir este item a um colega