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http://hdl.handle.net/10314/4207
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Título: | Proposta de Sistema de Gestão da Qualidade no Centro Social de Quadrazais |
Autores: | Marques, Amara S |
Palavras Chave: | Sistema de Gestão Qualidade Norma NP EN ISO 9001:2015 ESNL |
Data: | 20-Jun-2018 |
Editora: | Instituto Politécnico da Guarda |
Relatório da Série N.º: | 658.5 MAR |
Resumo: | O presente relatório de estágio profissionalizante terá como objetivo apresentar uma proposta de um Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) para o Centro Social de Quadrazais (CSQ), no Concelho do Sabugal. O CSQ é uma Entidade do Setor Não Lucrativo (ESNL) que dinamiza duas respostas sociais, especificamente: Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) e o Serviço de Apoio Domiciliário (SAD). Assim, o planeamento de um SGQ melhora o desempenho da CSQ, aumenta o grau de satisfação das partes interessadas (utentes, familiares, profissionais, voluntários, entidades parceiras e financiadoras, entre outras), gera maior economia, eficácia e eficiência dos processos e contribui para que o CSQ utilize a qualidade dos seus serviços como uma fonte de vantagem competitiva no Terceiro Sector. Para tal, deve estabelecer-se a política e os objetivos da qualidade para promover uma estratégia de sustentabilidade através do conceito da sua melhoria.
Para a realização do estágio profissionalizante propõe-se como metodologia de investigação para a análise teórica, a revisão de literatura científica e dos normativos legais para contextualizar a temática da qualidade, em geral, e do SGG, com particular ênfase na Norma NP EN ISO 9001: 2015 (IPQ, 2015b) – SGQ: Requisitos. Para a concretização da análise empírica, recorreu-se ao método do caso de estudo por o mesmo implicar um conhecimento profundo da realidade a investigar (Yin, 2009).
Os resultados evidenciam a fase de planeamento do SGQ, suportado na Norma NP EN ISO 9001: 2015 (IPQ, 2015b), no CSQ, onde se adota o processo de melhoria contínua e fomenta a deteção de não conformidades e oportunidades de melhoria que garantam a participação das partes interessadas. Assim, a liderança e o desenvolvimento de parcerias entre o IPG, a UPM, o CSQ e a unidade de missão do Sabugal Mais Social permitiram que fosse assegurada a elaboração desta proposta de relatório de estágio profissionalizante, baseada na dinâmica do CSQ que surge, cada vez mais, com a preocupação de um serviço de excelência e um aprimoramento nas práticas de responsabilidade social destas entidades direcionadas para o envelhecimento ativo e saudável. |
URI: | http://hdl.handle.net/10314/4207 |
Aparece nas Colecções: | Relatório Estágio do Mestrado em Sistemas Integrados de Gestão (AmbQualSegRSocial)
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