DSpace DSpace

Biblioteca Digital do IPG >
Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) >
Relatórios de Estágio >
Licenciaturas >
Relatório Estágio Lic. em Engenharia Informática >

Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10314/4262

Título: Projeto em contexto de estágio - Aplicação de gestão de reservas e manutenção de equipamentos (Dom Digital - Guarda)
Autores: Pires, Filipa
Palavras Chave: Análise de Requisitos
Salesforce
Diagrama de Atividades
Cloud Computing
Data: Sep-2016
Editora: Escola Superior de Tecnologia e Gestão
Relatório da Série N.º: P047.32 PIR
Resumo: Este relatório enquadra-se na área de Engenharia de Software, especificamente na área da Engenharia Requisitos, e expõe todo o trabalho efetuado durante o estágio na Dom Digital de análise de requisitos (de alto nível) necessária para o desenvolvimento de uma aplicação de gestão de reservas e manutenção de equipamentos na plataforma de Salesforce. A análise de requisitos é considerada como uma parte importante no processo de desenvolvimento de um software uma vez que transforma os pedidos de um cliente em funcionalidades a serem programadas pela equipa de desenvolvimento. Há quem considere que uma análise de requisitos adequada, constituiu um dos principais motivos para o sucesso do software. O modelo de serviço SaaS (software as a service), disponibilizado pelo conceito de Cloud Computing, possibilita que um software seja desenvolvido e acedido através de um serviço web colmatando, deste modo, determinadas desvantagens (como por exemplo necessidade de certas especificações de software) associadas ao software on-premise. Uma organização que utiliza este tipo de modelo de serviço é a plataforma de salesforce.com (também designada apenas por Salesforce) desenvolvida pelo Salesforce. O mesmo, disponibiliza um mecanismo de point and click (que pode ser melhorado através de comandos programados na linguagem Apex, que é própria do Salesforce) para que o utilizador possa desenvolver um software, na nuvem, sem ter que se preocupar com as licenças necessárias. De forma a acrescentar valor a todo o negócio que está na base do software criado o Salesforce dispõe de 7 modelos de serviço já padronizados: sales, marketing, service, community, analytics, apps, IoT. Quando desenvolvido um software no salesforce.com, uma aplicação mobile é criada automaticamente o que proporciona a gestão de todo o negócio através do mesmo. O trabalho que me foi pedido pelo sócio/gerente da Dom Digital compreende esquematizar todas as principais funcionalidades, em diagramas de atividades, respeitantes ao negócio de gestão de reservas e manutenção de equipamentos, listar todos os requisitos necessários conforme as normas adotadas pela organização e, por fim, projetar o DER utilizando a ferramenta disponibilizada pelo Salesforce, o Schema Builder.
URI: http://hdl.handle.net/10314/4262
Aparece nas Colecções:Relatório Estágio Lic. em Engenharia Informática

Ficheiros deste Registo:

Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Filipa Pires_1011520.pdf9595KbAdobe PDFVer/Abrir
Sugerir este item a um colega