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Título: ADM Estrela – Associação de Desenvolvimento e Melhoramento
Autores: Simões, Ana
Palavras Chave: ADME
Animador Sociocultural
Data: 2011
Relatório da Série N.º: 047.32 SIM
Resumo: A A.D.M. Estrela (Associação de Desenvolvimento e Melhoramento) foi a instituição onde desenvolvi o estágio curricular, que decorreu no período compreendido entre o dia 22 de Setembro e o dia 22 de Dezembro. Inicialmente era para estagiar em três valências: Jardim de Infância, Centro de Actividades de Tempos livres (CATL) e Lar de Idosos. Porém, em virtude da Direcção ficar satisfeita com o meu trabalho durante o primeiro mês de estágio, continuei no mesmo local/valência e acabei por não estagiar no Lar de Idosos. No primeiro mês estagiei no Jardim de Infância Arco-íris, que se localiza no centro da cidade da Guarda, perto da Câmara Municipal, onde desenvolvi essencialmente actividades de expressão plástica e lúdico-desportivas. O horário de trabalho durante este mês foi das 09:30 às 14:00 horas e das 15:30 até às 17:30. Nos dois meses seguintes, o estágio decorreu no Centro de Actividades Tempos Livres Arco-íris, que também se localiza perto da Câmara Municipal da Guarda. Esta valência oferecia uma diversidade de actividades (Pintura/Expressão Plástica, Apoio Pedagógico, Catequese, Dança e Futebol), que as crianças frequentavam mediante a escolha e respectiva inscrição nas mesmas pelos pais/famílias. O horário nestes dois meses foi o seguinte: 11:00 às 14:00 horas e 16:00 às 18:30 horas. O presente documento, estruturado em três capítulos, tem como objectivos apresentar, descrever, analisar e reflectir sobre os contextos e os âmbitos do estágio, bem como sobre as acções e as estratégias desenvolvidas no decurso do mesmo, propostas pela minha orientadora institucional ou por mim sugeridas. O primeiro capítulo é dedicado à contextualização geográfica e caracterização institucional da Associação, onde constam alguns aspectos relativos à sua história e missão. No segundo capítulo, abordam-se os âmbitos específicos da animação sociocultural, concretamente, a animação socioeducativa e animação na infância, assim como o papel de animador socioeducativo. No terceiro e último capítulo descrevem-se, analisam-se e avaliam-se as actividades desenvolvidas e apresentam-se também as estratégias e metodologias utilizadas durante o estágio.
URI: http://hdl.handle.net/10314/428
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