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Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10314/446

Título: Relatório de Estágio Curricular – CM Trofa DESPERTAR PARA A DESCOBERTA (Trofa)
Autores: Padrão, Ricardo
Palavras Chave: Animação Sociocultural
Seniores em Movimento
Data: 2011
Relatório da Série N.º: 047.32 PAD
Resumo: A Animação Sociocultural tem vindo a adquirir cada vez mais vertentes, todas inter-relacionadas. Ao longo do estágio que desenvolvi, pude aplicar algumas dessas vertentes (a Animação na terceira idade, a Animação infantil, a Animação desportiva, a Animação e os tempos livres, a Animação nas autarquias e a Animação urbana) ao meio onde me encontrava. O presente relatório foi elaborado aquando a realização de um estágio curricular, na Câmara Municipal da Trofa – Sector de Desporto e Juventude, durante três meses, cujo objectivo se incidiu essencialmente em colocar em prática tudo o que aprendi ao longo do meu percurso académico, através da realização de algumas actividades, cuja caracterização se encontra no Plano de Estágio presente no anexo I. Tal como se pode constatar neste plano, o meu estágio abrangeu diversas faixas etárias em diferentes instituições, o que me levou a abordar diferentes temas que foram pertinentes para a elaboração do relatório, fazendo com que este fosse mais extenso do que o permitido no regulamento de estágio. Este trabalho tem como título “Despertar para a Descoberta”, uma vez que a realização deste estágio, foi uma pequena janela que se abriu para que pudesse, de certo modo, despertar e estar em contacto com a população, agindo sobre esta. Para além disso o Animador, na maioria das vezes, não tem conhecimento das características de um determinado território ou de uma comunidade onde irá actuar, tendo por isso, de partir à descoberta dos traços principais destes, para que assim possa desenvolver as suas potencialidades. Este trabalho encontra-se estruturado em três capítulos. O primeiro, de carácter introdutório, permite enquadrar e contextualizar a área onde a temática se incidiu, relacionando a Animação Sociocultural com alguns dos seus âmbitos, bem como realçar o papel do Animador Sociocultural na sociedade. No segundo capítulo é feita a contextualização do meio onde realizei o estágio, bem como a instituição que me acolheu. Em apêndice encontram-se informações pormenorizadas de outras instituições onde realizei algumas actividades. Esta contextualização é importante, uma vez que é essencial para o Animador conhecer as características do meio onde vai intervir, bem como o tipo de população que nele está inserida. No terceiro capítulo, são enunciados os objectivos estabelecidos para a realização deste estágio, bem como para cada uma das instituições onde coloquei em prática os meus conhecimentos. Neste encontram-se também descritas as actividades desenvolvidas, nas diferentes instituições. Esta descrição é complementada com os planos de todas as actividades, que se encontram nos apêndices. A alguns destes planos foi dado o nome de “Seniores em Movimento”, uma vez que parte da população com quem trabalhei era idosa e, dado que este tipo de população tem tendência a viver no sedentarismo, tentei proporcionar em todas as actividades a execução de movimentos por parte desta.
URI: http://hdl.handle.net/10314/446
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