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http://hdl.handle.net/10314/447
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Título: | Relatório de Estágio Curricular – Núcleo de Animação Cultural (Guarda) |
Autores: | Neves, Telma |
Palavras Chave: | Animador Sociocultural Jogos Tradicionais |
Data: | 2010 |
Relatório da Série N.º: | 047.32 NEV |
Resumo: | O local inicialmente escolhido para estagiar foi o Núcleo de Animação Cultural da Câmara Municipal da Guarda. No entanto, no decurso do estágio surgiu ainda a oportunidade de desenvolver um conjunto de actividades na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, na Sé da Guarda, e na Associação de Jogos Tradicionais da Guarda. O estágio decorreu no período compreendido entre 12 de Julho e 15 de Outubro de 2010.
Estabeleceram-se como linhas orientadoras do estágio as seguintes: a) Observar e reflectir sobre os papéis e práticas profissionais do Animador Sociocultural, assente em referenciais científicos, técnicos, pedagógicos e éticos; b) Delinear estratégias de intervenção e inovação social promotoras da qualidade de vida e do bem-estar das populações, concretamente daquelas que usufruem dos serviços prestados pelos locais onde o estágio ocorre; c) Recorrer, sempre que possível, aos princípios estratégicos (integralidade, participação, parceria, aproximação territorial e humana) e às estratégias (reparadoras, preventivas e emancipadoras) mais adequadas ao trabalho do Animador Sociocultural nos âmbitos específicos de actuação da instituição de acolhimento do estágio; d) Cooperar com a equipa de técnicos onde a estagiária se integra.
Assim, o presente relatório tem como objectivos apresentar, descrever, analisar e reflectir criticamente sobre os contextos onde decorreu o estágio, as acções e estratégias neles existentes, de um modo geral, e as que me foram propostas e que desenvolvi, bem como as que resultaram de iniciativa própria no decurso do mesmo.
O relatório estrutura-se em três capítulos. O primeiro capítulo é dedicado à contextualização do estágio, iniciando com a apresentação da cidade da Guarda, uma vez que é essencialmente nela e para ela que se fundamenta e decorre todo o trabalho levado a cabo pelos locais de estágio. Neste capítulo consta ainda a caracterização desses locais: Núcleo de Animação Cultural, Sé da Guarda, Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço e Associação de Jogos Tradicionais.
No segundo capítulo, intitulado Animação Sociocultural abordam-se, de um modo sintético, as dimensões estruturadoras (social, cultural, educativa e do desenvolvimento) e as dimensões enquadradoras (histórica, conceptual e contextual) da Animação Sociocultural e da acção do Animador. Analisa-se ainda o papel do Animador Sociocultural e os diversos âmbitos onde a sua acção pode e deve ocorrer, e, em particular, aqueles que constituem os âmbitos prioritários de intervenção dos respectivos locais de estágio.
No terceiro e último capítulo descrevem-se, analisam-se e avaliam-se as actividades desenvolvidas assim como as estratégias e metodologias utilizadas durante o estágio, sob proposta da orientadora institucional ou por mim sugeridas. |
URI: | http://hdl.handle.net/10314/447 |
Aparece nas Colecções: | Relatório Estágio Lic. em Animação Sóciocultural
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