|
Biblioteca Digital do IPG >
Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESECD) >
Relatórios de Estágio >
Licenciaturas >
Relatório Estágio Lic. em Comunicação e Relações Públicas >
Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10314/4546
|
Título: | Relatório de Estágio Curricular – Casa de Saúde Bento Menni (Guarda) |
Autores: | Santos, Ana |
Palavras Chave: | Deficiência intelectual Animação Sociocultural Interação Atividades |
Data: | Nov-2018 |
Editora: | Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto |
Relatório da Série N.º: | 047.3 SAN |
Resumo: | Este relatório tem como finalidade reportar todas as atividades realizadas na Casa de Saúde Bento Menni, no âmbito do estágio curricular integrado na licenciatura em Animação Sociocultural do Instituto Politécnico da Guarda.
O principal objetivo do estágio era melhorar a qualidade de vida de cada utente, estabelecer empatia e ligação entre as utentes, promover à participação nas diversas atividades propostas, melhorar as capacidades motoras e intelectuais, aumentando a autoestima,
estimulando a amizade e o relacionamento interpessoal.
Foram realizadas várias atividades que permitiram adquirir novos conhecimentos e novas competências na área da Animação Sociocultural, no âmbito Socioeducativo, oferecendo a possibilidade de aprenderem novos jogos e novos desempenhos, nas tarefas do seu dia-a-dia.
As atividades desenvolvidas foram atividades de animação de caracter não formal, em paralelo com atividades de carater formal, que a própria instituição já tinha implementado. As atividades realizadas tiveram a aprovação e o apoio das utentes, que sempre demonstraram um grande entusiasmo e vontade de participar na realização de todas as atividades propostas.
O público-alvo destas atividades apresentava uma deficiência intelectual reduzida, com idades compreendidas entre os 40 e os 68 anos, provenientes de diferentes estatutos sociais, culturais e económicos.
De entre as diversas atividades que foram propostas ao longo do estágio, houve algumas que se destacaram pelo maior interesse despertado nas utentes. Exemplos disso são o canto, as adivinhas, os provérbios, o jogo do dominó, e jogos de cartas. Estas preferências variavam de utente para utente e de atelier para atelier. |
URI: | http://hdl.handle.net/10314/4546 |
Aparece nas Colecções: | Relatório Estágio Lic. em Comunicação e Relações Públicas
|
Ficheiros deste Registo:
Ficheiro |
Descrição |
Tamanho | Formato |
Ana Santos_5006644.pdf | | 1743Kb | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
|
|