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http://hdl.handle.net/10314/4580
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Título: | Historicidade e identidade quilombola em Anajatuba - Maranhão |
Autores: | Paiva, Valdir |
Palavras Chave: | Identidade Memória Comunidade Quilombola Africanidades |
Data: | 7-Jun-2018 |
Editora: | Instituto Politécnico da Guarda |
Relatório da Série N.º: | 372.3 PAI |
Resumo: | O nosso Relatório Final de Estágio constitui o culminar de um percurso, sendo elaborado, no âmbito do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto, do Instituto Politécnico da Guarda, e incidindo num estudo aprofundado e reflexivo, sobre a Historicidade e identidade Quilombola em Anajatuba-Maranhão.
O objetivo essencial e subjacente é descrever e refletir criticamente, no que concerne ao percurso da formação profissional, na docência e em simultâneo, sobre o cotidiano do fazer pedagógico, na instituição escola e na sociedade, aprofundando o tema que nos propusemos: A história dos povos Quilombolas do município de Anajatuba: memória, identidade e educação escolar.
Neste contexto, o nosso trabalho está dividido em três capítulos:
- o primeiro refere-se ao enquadramento institucional;
- o segundo remete, em primeira instância, à Prática de Ensino Supervisionada (PES), no 2º ano do Primeiro Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) e à (PES) realizada no 6º e 7º ano do 2º (CEB);
- no que concerne ao terceiro capítulo, incidimos numa abordagem teórica e empírica sobre o tema: A história dos povos Quilombolas do município de Anajatuba: memória, identidade e educação escolar.
Neste âmbito, delineamos o projeto Africanidades, desenvolvido, noutra escola municipal, Escola Unidade Integrada Pedro Celestino Aragão, que não foi a da exequibilidade da nossa PES.
Com o concluir deste trabalho, consideramos exequível afirmar que a PES nos proporcionou uma reflexão mais aprofundada sobre o processo de ensino e aprendizagem; o estudo empírico constituiu um desafio à prática inovadora, mas foi profícuo ao promover à continuidade das investigações futuras e realizável à pratica escolar. |
URI: | http://hdl.handle.net/10314/4580 |
Aparece nas Colecções: | Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico
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Ficheiros deste Registo:
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