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Título: O Impacto das Redes Sociais nos Municípios do Distrito da Guarda
Autores: Cabral, Rui A D
Palavras Chave: Administração Pública
Municípios
Rede Social
Facebook
Data: 22-Nov-2018
Editora: Instituto Politécnico da Guarda
Relatório da Série N.º: 35 CAB
Resumo: Atualmente a Administração Pública tem ao seu dispor novos instrumentos que facilitam o contacto com o cidadão. A existência de páginas de internet, aliada ao uso das novas tecnologias de informação e comunicação permitem ao cidadão aceder a informação e conteúdos a qualquer hora e em qualquer lugar. Com este projeto de investigação pretende-se saber se as redes sociais influenciam atitudes e comportamentos na Administração Pública, mais concretamente nos Municípios do distrito da Guarda, principalmente em termos de E-participation ou E-participação, com o aparecimento dos orçamentos participativos. Pretende-se ainda identificar as redes sociais utilizadas pelos Municípios para interagir com os cidadãos, empresas e restantes intervenientes da Administração Pública, pretendendo com isso averiguar o seu impacto nestes agentes. A internet pode ser utilizada pelas entidades como forma de expor/divulgar informações sobre elas próprias e suas atividades. Permite que a informação que é publicada seja alvo de discussão e debate e leve à troca de ideias, experiências, opiniões e ao estabelecimento de relações. Deste modo, as redes sociais vieram permitir aos cidadãos interagir e comunicar mais facilmente uns com os outros. Estas são usadas por pessoas ou organizações que partilham objetivos e/ou valores em comum. Neste sentido, as instituições e as organizações públicas envolvem os cidadãos nos processos governativos com procedimentos participativos para promoverem o seu desenvolvimento a longo prazo. A disponibilização de informação institucional aos cidadãos em páginas oficiais ou em redes sociais, reforça a imagem da organização, a qualidade dos seus serviços, a transparência e uma melhor comunicação nos seus processos de decisão. Dos resultados da investigação verifica-se que existe abertura por parte dos Municípios à participação dos cidadãos e à disponibilização de conteúdos e informações nas páginas oficiais e rede social facebook. Atualmente estas funcionam como meio de informação para divulgação de informações, iniciativas culturais, desportivas e de lazer. No período eleitoral constata-se uma diminuição no número de dias em que efetuam publicações comparativamente com meses anteriores.
URI: http://hdl.handle.net/10314/4581
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