DSpace DSpace

Biblioteca Digital do IPG >
Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESECD) >
Relatórios de Estágio >
Mestrados >
Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico >

Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10314/4764

Título: Educação em ciência no 1º Ciclo
Autores: Madeira, Cátia S S
Palavras Chave: Prática de ensino supervisionada
Educação pré-escolar
Educação em Ciência
Ensino da Astronomia
Data: 30-Jan-2019
Editora: Instituto Politécnico da Guarda
Relatório da Série N.º: 372.3 MAD
Resumo: A elaboração deste relatório de estágio surge no âmbito da Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionada I e II, integrada no Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda, que decorreu no Jardim-de-Infância da Fundação D. Ana Paula e na escola do 1º ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo. O presente documento descreve e reflecte as práticas pedagógicas e apresenta uma reflexão crítica das mesmas. Tendo em conta essas práticas, mais concretamente as vivenciadas no 1.-º Ciclo do ensino básico, apresenta-se o tema sobre a Educação em Ciência neste nível de ensino, no qual se privilegia a investigação-ação, cujo objetivo central foi abordar a temática Ensino da Astronomia, procurando demonstrar-se, através de várias atividades e estratégias, como se pode ensinar o referido tema. De forma a clarificar-se e tornar-se mais eficiente a educação em Ciência, estabeleceram-se objetivos de aprendizagens, os quais foram contemplados com o Programa de Estudo do Meio. As atividades desenvolvidas foram enquadradas de acordo com as Metas de Aprendizagem do Estudo do Meio do 1.º Ciclo do Ensino Básico, mais especificamente o subdomínio do estudo da Terra no espaço: Universo e sistema solar. Deste modo, as atividades desenvolvidas tiveram como foco a constituição do Universo e a constituição do sistema solar, os alunos a compreenderem a importância do Sol para a vida na Terra, indicando o Sol como a fonte de luz e calor para a Terra, verificando as suas posições ao longo do dia. Identificaram-se também elementos que integram a constituição do Universo (estrelas, galáxia), nomeando a sua galáxia. O desenvolvimento das atividades resultou numa melhor compreensão das ideias prévias dos alunos acerca dos conceitos astronómicos e da forma como as comunicam.
URI: http://hdl.handle.net/10314/4764
Aparece nas Colecções:Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico

Ficheiros deste Registo:

Ficheiro Descrição TamanhoFormato
1CEB - Cátia S S Madeira.pdf5KbAdobe PDFVer/Abrir
Sugerir este item a um colega