DSpace DSpace

Biblioteca Digital do IPG >
Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESECD) >
Relatórios de Estágio >
Mestrados >
Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico >

Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10314/4777

Título: Identidade sexual e questões de género na infância
Autores: Pereira, Nuno M M
Palavras Chave: Infância
Identidade Sexual
Questões de Género
Crenças
Data: 12-Apr-2019
Editora: Instituto Politécnico da Guarda
Relatório da Série N.º: 372.3 PER
Resumo: O presente trabalho diz respeito ao Relatório Final de estágio, realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (P.E.S), do 3º semestre do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (C.E.B.), ministrado na Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto da Guarda. Descrevo e reflito criticamente em relação ao processo da Prática de Ensino Supervisionada do estágio que decorreu no Agrupamento de Escolas de Gouveia, especificamente, no Jardim de Infância de Moimenta da Beira. Ao longo do estágio apercebi-me que as crianças tipificam brinquedos, tarefas, profissões sentimentos e comportamentos de acordo com o género masculino e ou feminino. Existem também preferências de género, na escolha dos amigos. Estas situações fizeram-me refletir e sentir que era de extrema importância tentar perceber de que forma e em que circunstâncias têm origem. A infância é determinante na construção da identidade sexual e identidade de género. Os dois conceitos estão relacionados, mas não são a mesma coisa. O sexo biológico define a identidade sexual. A identificação social e cultural com o masculino ou feminino, constrói a identidade de género. Assim, após investigar questões relacionadas com as temáticas de Identidade Sexual e Questões de Género na Infância e através de uma metodologia de observação participante, construção de grelhas de observação e entrevistas semi estruturadas, apresentamos uma proposta educativa para a Igualdade de Género na pré-escola, baseada no conhecimento das crenças das crianças a este respeito, na consequente identificação de estereótipos de género e na apresentação de sugestões práticas e atividades visando, a sua desconstrução.
URI: http://hdl.handle.net/10314/4777
Aparece nas Colecções:Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico

Ficheiros deste Registo:

Ficheiro Descrição TamanhoFormato
1CEB - Nuno M M Pereira.pdf828KbAdobe PDFVer/Abrir
Sugerir este item a um colega