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Título: Relatório de Ensino Clínico - Unidade de Saúde Familiar, ACeS Cávado I (Braga Norte)
Autores: Fernandes, Catarina
Palavras Chave: Ensino Clínico
Enfermagem
Cuidados de Saúde Primários
Data: Jul-2019
Editora: Escola Superior de Saúde
Relatório da Série N.º: 047.3 FER
Resumo: Este relatório surge no âmbito da Unidade Curricular de Ensino Clínico – Integração à Vida Profissional em Cuidados de Saúde Primários, realizado na Unidade de Saúde Familiar (USF) Braga Norte, pertencente ao Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Cávado I – Administração Regional de Saúde (ARS) Norte. Esta Unidade Curricular faz parte do Plano de Estudos do 4º ano/ 2º Semestre do curso de Enfermagem da Escola Superior de Saúde (ESS), do Instituto Politécnico da Guarda. O Ensino Clínico (EC) decorreu sob orientação de uma enfermeira da unidade e supervisão de uma professora da ESS, num período de oito semanas, entre o dia 6 de março de 2019 e o dia 3 de maio de 2019, com uma pausa entre os dias 17 e 21 de abril de 2019, tendo uma duração total de 351 horas, sendo destas 41 horas destinadas a orientações tutoriais e 256 horas são de contacto e as restantes horas são de trabalho autónomo. Este relatório apresenta caráter pedagógico, tendo sido desenvolvido com base numa metodologia descritiva, com o intuito de uma aprendizagem autónoma, através de uma análise completa das minhas atividades, associando os meus conhecimentos teóricos e o que aprendi no exercício da profissão. Para enriquecer este relatório recorri a bibliografia pertinente, ao regulamento específico do EC fornecido e ao guia de elaboração de trabalhos escritos, regulamentado pela ESS. Este relatório encontra-se dividido em três capítulos: O primeiro diz respeito à caracterização do espaço físico e orgânico da USF. Já o segundo irá desenvolver e refletir acerca das atividades realizadas ao longo deste EC. O terceiro e último capítulo condiz com a descrição de algumas atividades que embora não estivessem planeadas foram realizadas. Em suma, este relatório pretende demonstrar de forma fundamentada e sintetizada o percurso desenvolvido ao longo do EC, servindo ainda de instrumento de reflexão crítica acerca do desempenho no mesmo, sendo este um ponto essencial para a prática da futura profissão.
URI: http://hdl.handle.net/10314/4887
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