Biblioteca Digital do IPG >
Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESECD) >
Relatórios de Estágio >
Mestrados >
Ensino do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico >
Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10314/4906
|
Título: | O Uso de Canções e Poesia nas aulas de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico |
Autores: | Alpendre, Sandra M B |
Palavras Chave: | Ensino Inglês Língua Estrangeira Canção Poesia |
Data: | 30-Jan-2019 |
Editora: | Instituto Politécnico da Guarda |
Relatório da Série N.º: | 372.3 ALP |
Resumo: | O presente relatório final respeitante à Prática de Ensino Supervisionada divide-se em três capítulos principais, sendo que no primeiro é apresentado o enquadramento institucional da escola onde foi realizado o estágio e elaborada uma caracterização sociopedagógica da turma do 4º Ano do Ensino Básico e no segundo se expõem resumidamente as atividades realizadas no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada.
No que respeita ao terceiro capítulo, nele se apresenta o desenvolvimento do tema principal, abordando duas metodologias utilizadas em sala de aula e que poderão possibilitar a diminuição do distanciamento entre aquelas que são consideradas mais tradicionais e algumas mais atuais e menos convencionais.
Desta forma, tentar-se-á comprovar que, em associação, todas as abordagens poderão contribuir eficazmente para a aprendizagem da Língua Estrangeira.
O processo de ensino e aprendizagem é algo que deve ser dinâmico e mais centrado no aluno do que no professor, tendo sempre como objetivo primordial a aquisição de conhecimentos. Enquanto incentivador e principal elemento transmissor de factos novos e excitantes acerca da língua, o docente proporciona aos alunos o contacto com novas experiências e saberes que, por seu lado, podem ter tanto de entusiasmante como de assustador, principalmente quando se trata do ensino de uma língua que não é a materna. E para que o processo seja bem-sucedido no seu todo, os professores devem apoiar-se em diferentes materiais e utilizar técnicas motivadoras durante as aulas, incitando os alunos à aprendizagem.
Assim, o que se pretende com o presente trabalho é apresentar dois recursos utilizados durante a Prática de Ensino Supervisionada – a canção e a poesia -, inquirindo e avaliando acerca da sua possível contribuição para uma mais eficaz aprendizagem do Inglês Língua Estrangeira no 1º Ciclo do Ensino Básico.
Focar-nos-emos na valorização destas metodologias, enquanto métodos de ensino interativos e como estratégias de motivação, associadas às consideradas mais tradicionais. |
URI: | http://hdl.handle.net/10314/4906 |
Aparece nas Colecções: | Ensino do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico
|
Ficheiros deste Registo:
Ficheiro |
Descrição |
Tamanho | Formato |
EI_1CEB - Sandra M B Alpendre.pdf | | 3303Kb | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
|
|