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Título: O enfoque dos materiais como facilitadores e suportes de aprendizagem na construção de saberes - a educação pré-escolar: algumas provas piagetianas
Autores: Lopes, Diana R B
Palavras Chave: Prática de Ensino Supervisionada
Pré-escolar
Provas Piagetianas
Suportes de aprendizagem
Manipulação
Aprendizagens significativas
Data: 25-Sep-2019
Editora: Instituto Politécnico da Guarda
Relatório da Série N.º: 372.3 LOP
Resumo: O nosso relatório surge, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada I e II, do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB, da ESECD, do IPG, de acordo com o regulamento da Prática de Ensino Supervisionada, visando o cumprimento do consignado, no Decreto-Lei n.º 43/2007, de 22 de fevereiro. No que concerne ao nosso estudo, incidimos e aprofundamos o tema: O enfoque dos materiais como facilitadores e suportes de aprendizagem na construção de saberes - a educação pré-escolar: algumas provas piagetianas. Salientamos, assim, que esta nossa opção foi consequente do interesse suscitado, pela exequibilidade das nossas práticas pedagógicas, emergindo ao longo do processo de ensino e aprendizagem e das várias experiências partilhadas e desenvolvidas. Enfatizamos, ainda, que nesta perspetiva, sobressai a enorme pertinência e atualidade do tema, uma vez que, extremamente valorizado, pois cada vez mais as crianças são solicitadas, por uma grande panóplia de materiais que é necessário selecionar criteriosamente, visando promover a exploração e manipulação de variados materiais, adequados e conducentes a aprendizagens ativas, significativas. Remetemos, assim, a uma análise exploratória e reflexão crítica, cujo objetivo essencial e crucial, subjacente é promover o uso, a manipulação, a exploração e a experimentação de diversos materiais, como suportes de aprendizagem, meios, ferramentas, apoios e auxílios, facilitadores da construção/consolidação de conhecimentos, ou seja, de aprendizagem, em crianças do pré-escolar, focando-nos também na experimentação de algumas provas de Piaget. Neste contexto, salientamos, que o nosso estudo decorreu no Jardim de Infância da Sé, com crianças de idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. Incidimos na descrição e investigação-ação, concomitantes à observação direta que ocorreu em contexto real, visando em primeira instância, fomentar a realização de algumas atividades com materiais manipuláveis. Posteriormente, as crianças responderam a várias questões efetuadas, pela educadora estagiária, aplicando algumas das provas de Piaget. Inferimos assim, que o uso sistemático e programado dos materiais, como suportes de aprendizagem, contribui para uma melhor e mais profícua aquisição de saberes, constituindo verdadeiras ferramentas fundamentais e imprescindíveis à observação, concretização, manipulação, exploração e experimentação, sendo consequentemente facilitadores da aprendizagem e conducentes a verdadeiras aprendizagens diversificadas, vi além de influenciarem e motivarem as aprendizagens, promovendo a autoestima e a autonomia da criança.
URI: http://hdl.handle.net/10314/4968
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