|
Biblioteca Digital do IPG >
Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESECD) >
Relatórios de Estágio >
Mestrados >
Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico >
Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10314/4968
|
Título: | O enfoque dos materiais como facilitadores e suportes de aprendizagem na construção de saberes - a educação pré-escolar: algumas provas piagetianas |
Autores: | Lopes, Diana R B |
Palavras Chave: | Prática de Ensino Supervisionada Pré-escolar Provas Piagetianas Suportes de aprendizagem Manipulação Aprendizagens significativas |
Data: | 25-Sep-2019 |
Editora: | Instituto Politécnico da Guarda |
Relatório da Série N.º: | 372.3 LOP |
Resumo: | O nosso relatório surge, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada I e II, do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB, da ESECD, do IPG, de acordo com o regulamento da Prática de Ensino Supervisionada, visando o cumprimento do consignado, no Decreto-Lei n.º 43/2007, de 22 de fevereiro.
No que concerne ao nosso estudo, incidimos e aprofundamos o tema: O enfoque dos materiais como facilitadores e suportes de aprendizagem na construção de saberes - a educação pré-escolar: algumas provas piagetianas.
Salientamos, assim, que esta nossa opção foi consequente do interesse suscitado, pela exequibilidade das nossas práticas pedagógicas, emergindo ao longo do processo de ensino e aprendizagem e das várias experiências partilhadas e desenvolvidas.
Enfatizamos, ainda, que nesta perspetiva, sobressai a enorme pertinência e atualidade do tema, uma vez que, extremamente valorizado, pois cada vez mais as crianças são solicitadas, por uma grande panóplia de materiais que é necessário selecionar criteriosamente, visando promover a exploração e manipulação de variados materiais, adequados e conducentes a aprendizagens ativas, significativas.
Remetemos, assim, a uma análise exploratória e reflexão crítica, cujo objetivo essencial e crucial, subjacente é promover o uso, a manipulação, a exploração e a experimentação de diversos materiais, como suportes de aprendizagem, meios, ferramentas, apoios e auxílios, facilitadores da construção/consolidação de conhecimentos, ou seja, de aprendizagem, em crianças do pré-escolar, focando-nos também na experimentação de algumas provas de Piaget.
Neste contexto, salientamos, que o nosso estudo decorreu no Jardim de Infância da Sé, com crianças de idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos.
Incidimos na descrição e investigação-ação, concomitantes à observação direta que ocorreu em contexto real, visando em primeira instância, fomentar a realização de algumas atividades com materiais manipuláveis. Posteriormente, as crianças responderam a várias questões efetuadas, pela educadora estagiária, aplicando algumas das provas de Piaget.
Inferimos assim, que o uso sistemático e programado dos materiais, como suportes de aprendizagem, contribui para uma melhor e mais profícua aquisição de saberes, constituindo verdadeiras ferramentas fundamentais e imprescindíveis à observação, concretização, manipulação, exploração e experimentação, sendo consequentemente facilitadores da aprendizagem e conducentes a verdadeiras aprendizagens diversificadas, vi além de influenciarem e motivarem as aprendizagens, promovendo a autoestima e a autonomia da criança. |
URI: | http://hdl.handle.net/10314/4968 |
Aparece nas Colecções: | Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
|
Ficheiros deste Registo:
Ficheiro |
Descrição |
Tamanho | Formato |
1CEB - Diana R B Lopes.pdf | | 3256Kb | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
|
|