DSpace DSpace

Biblioteca Digital do IPG >
Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESECD) >
Relatórios de Estágio >
Mestrados >
Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico >

Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10314/4969

Título: "Era uma vez"... as histórias na Educação Pré - escolar
Autores: 202341356
Cordeiro, Patrícia A M
Palavras Chave: Educação Pré-Escolar
Literatura Infantil
Estratégias pedagógicas
Data: 10-Dec-2019
Editora: Instituto Politécnico da Guarda
Relatório da Série N.º: 372.3 COR
Resumo: O presente relatório de estágio foi elaborado para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, surge no âmbito da Unidade Curricular da Prática Supervisionada, integrada no plano de estudos da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto, do Instituto Politécnico da Guarda, realizada no Jardim de Infância da Sequeira, pertencente ao Agrupamento de Escolas da Sé e na Escola Básica do Bonfim, pertencente ao agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque. Neste relatório encontram-se expressas as duas práticas do ensino supervisionado desenvolvidas e a consequente reflexão crítica e fundamentada das mesmas. Neste trabalho, e na extensão destes dois contextos, é também apresentado, no 3.º capítulo, um pequeno estudo empírico que pretende percecionar de que modo o recurso a estratégias pedagógicas contribui para melhorar a compreensão/motivação das histórias infantis por parte das crianças. O corpus, constituído por 12 crianças que frequentavam a Educação Pré-Escolar, com idades compreendidas entre os 3 aos 6 anos. foi realizado no estabelecimento onde se realizou a PES I. As histórias, primeiramente contadas de modo tradicional com recurso ao livro/leitura, foram, depois, recontadas utilizando-se estratégias diferenciadas, nomeadamente, um teatro de fantoches e um avental de histórias. Metodologicamente foi realizada uma investigação-ação com recurso à observação direta, tendo o registo das observações sido feito em grelhas previamente pensadas e elaboradas pela investigadora. Os resultados obtidos, tendo em conta a metodologia utilizada, mostraram que a diversificação de estratégias influencia a compreensão das histórias por partes das crianças em idade pré-escolar, aumentando a sua motivação.
URI: http://hdl.handle.net/10314/4969
Aparece nas Colecções:Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico

Ficheiros deste Registo:

Ficheiro Descrição TamanhoFormato
1CEB - Patrícia A M Cordeiro.pdf5115KbAdobe PDFVer/Abrir
Sugerir este item a um colega