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http://hdl.handle.net/10314/4990
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Título: | Desenvolvimento de Aplicações e Jogos para Alunos com Necessidades Especiais de Educação, utilizando como plataforma os Dispositivos Móveis. |
Autores: | Victorelli, Mateus A |
Palavras Chave: | Necessidades Especiais de Educação Deficiência Intelectual Deficiência Auditiva Dispositivos Móveis Inclusão Android |
Data: | 9-Dec-2019 |
Editora: | Instituto Politécnico da Guarda |
Relatório da Série N.º: | 519.6 VIC |
Resumo: | Este relatório de projeto aplicado descreve como foi o processo de desenvolvimento de uma aplicação para dispositivos móveis (smartphones e tablets), na plataforma Android, destinada para os alunos na educação especial e para as pessoas com alguma deficiência, principalmente aquelas com deficiência intelectual, auditiva e surdez.
Observou-se uma oportunidade para a investigação e desenvolvimento de aplicações e jogos, utilizados para a diversão, entretenimento e educação. Direcionados para as crianças com necessidades especiais de educação e para as pessoas com deficiência, perturbações ou doenças crónicas.
Uma análise foi realizada para demonstrar o benefício da tecnologia na educação especial, além de mostrar alguns exemplos de produtos direcionados para este público.
Foi realizado um estudo para compreender as principais características e necessidades dos alunos na educação especial e das pessoas com deficiências, principalmente as pessoas com deficiência intelectual, auditiva e surdez, no qual este projeto evidenciou no desenvolvimento da aplicação.
Apresenta-se o processo de desenvolvimento de uma aplicação, mostrando os conceitos da engenharia de software como a arquitetura, requisitos, design, implementação, testes e resultados.
A aplicação desenvolvida neste projeto chama-se “O menino que tinha medo do escuro”, possui uma história infantil inclusiva com diferentes recursos para a comunicação, como a língua gestual portuguesa, pictogramas, textos, ilustrações, áudio com a locução e jogos utilizados para trabalhar a área cognitiva (memória, psicomotricidade, linguagem, imaginação, criatividade e desenho).
A aplicação “O menino que tinha medo do escuro” foi publicada nas principais lojas digitais, tendo até à data obtido mais de 9.000 instalações com avaliações e comentários positivos.
Mostra-se os planos para o trabalho futuro em relação à aplicação “O menino que tinha medo do escuro”, além de apresentar outras ideias para investigação e desenvolvimento de novas soluções nesta área. |
URI: | http://hdl.handle.net/10314/4990 |
Aparece nas Colecções: | Projecto Aplicado do Mestrado - Computação Móvel
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Ficheiros deste Registo:
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