Biblioteca Digital do IPG >
Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESECD) >
Relatórios de Estágio >
Mestrados >
Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico >
Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10314/4994
|
Título: | Ensinar o conceito de Ser Vivo com recurso à Termografia Aplicada à Árvore |
Autores: | André, Ana C P |
Palavras Chave: | Educação ecocêntrica Seres vivos Árvore Termografia Animais Tecnologia |
Data: | 27-Dec-2019 |
Editora: | Instituto Politécnico da Guarda |
Relatório da Série N.º: | 372.3 AND |
Resumo: | Este relatório foi desenvolvido no âmbito do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda. Nele analisa-se o enquadramento das instituições onde decorreu a prática de ensino supervisionada, sendo também revisitado o processo de ensino-aprendizagem desenvolvido na perspetiva descritiva e reflexionada. Enquadrada no processo educativo desenvolveu-se uma investigação-ação no âmbito da área curricular de Estudo do Meio sobre o conceito de ser vivo aplicado à árvore.
As preocupantes problemáticas ambientais, nas quais a desflorestação da biosfera se inclui, colocam à educação escolar obrigatória a necessária reflexão sobre práticas pedagógicas promotoras de educação para a sustentabilidade. Assumindo-se que o processo educativo sobre o “ser vivo árvore” exige que a dimensão do conteúdo esteja indissociado da dimensão atitudinal, priorizou-se a conceção significativa de semelhança biológica, entre árvore e animal, com integração social e cultural, e direcionada para o desenvolvimento de atitudes pró-proteção à árvore. A intervenção didática-pedagógico construída e operacionalizada que analisa as potencialidades educacionais da termografia por infravermelhos no desenvolvimento da educação ecocêntrica. Participou um grupo de crianças, a frequentar o 3º ano, do 1º ciclo do ensino básico. Os resultados evidenciam potencialidades desta tecnologia na abordagem enfocada na interação entre os aspetos instrutivos e os educativos, promovendo atitudes de preservação do “ser vivo árvore”.
Salienta-se, também, o contributo deste estudo no direcionamento do que se ensina aos problemas reais do ambiente, recorrendo-se à tecnologia para a inovação das práticas pedagógicas. |
URI: | http://hdl.handle.net/10314/4994 |
Aparece nas Colecções: | Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
|
Ficheiros deste Registo:
Ficheiro |
Descrição |
Tamanho | Formato |
1CEB - Ana C P André.pdf | | 3348Kb | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
|
|