DSpace DSpace

Biblioteca Digital do IPG >
Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESECD) >
Relatórios de Estágio >
Mestrados >
Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico >

Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10314/5002

Título: O uso de distintas ferramentas na aprendizagem da OTD (área da matemática) na Educação Pré-Escolar
Autores: Oliveira, Joana C S
Palavras Chave: TIC
PES
Educação Pré-Escolar
Matemática
OTD
Data: 27-Feb-2020
Editora: Instituto Politécnico da Guarda
Relatório da Série N.º: 372.3 OLI
Resumo: A elaboração deste relatório, no âmbito da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no plano de estudos da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto da Guarda (ESECD) do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo de Ensino Básico (CEB), tem como objetivo a descrição institucional que acolheu a PES I e II e a consequente reflexão crítica e fundamentada de toda a experiência profissional ao longo da mesma. A PES I decorreu no Centro Escolar da Sequeira, com um grupo de 12 crianças, de 3 a 6 anos, e a PES II foi na Escola Básica do Bonfim, numa turma de 4º ano, com 24 crianças com idades compreendidas entre os 9 e 10 anos. Este relatório encontra-se dividido em três capítulos. O primeiro dedica-se ao “Enquadramento Institucional – Organização e Administração Escolar”; O segundo, englobando a experiência de ensino e aprendizagem tanto a nível da Educação Pré-Escolar, como no 1º CEB, procede à “Descrição do Processo de Prática de Ensino Supervisionada”; por fim, no terceiro capítulo, apresenta-se o estudo de investigação com o título “A análise dos efeitos do uso de ferramentas distintas na aprendizagem da área de Matemática – Organização e Tratamento de Dados (OTD), com alunos da Educação Pré-Escolar”. O estudo foi realizado no Centro Escolar da Sequeira, onde decorreu a PES I, nos meses de dezembro 2017 e janeiro de 2018, com o grupo de crianças da sala onde me encontrava a estagiar. Com a realização deste estudo, consegui ter a perceção que as crianças conseguiram atingir o que pretendia e notei que elas estavam muito entusiasmadas e que atualmente as TIC podem ajudar a criar um ambiente mais motivador sendo assim uma ferramenta poderosa em ambiente de sala de aula.
URI: http://hdl.handle.net/10314/5002
Aparece nas Colecções:Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico

Ficheiros deste Registo:

Ficheiro Descrição TamanhoFormato
1CEB - Joana C S Oliveira.pdf3593KbAdobe PDFVer/Abrir
Sugerir este item a um colega