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Título: Fatores de Influência na Escolha de Instituições de Ensino Superior para um Mestrado
Autores: Martins, Henrique M
Palavras Chave: Comportamento do Consumidor
Comunicação
Influência
Instituição de Ensino Superior
Processo de Escolha
Data: 5-Nov-2020
Editora: Instituto Politécnico da Guarda
Relatório da Série N.º: 658.5 MAR
Resumo: Dada a exigência por profissionais qualificados e a oferta mercadológica no âmbito da educação, as Instituições de Ensino Superior (IES), entidades de ensino e investigação, agora necessitam competir no mercado e compreender o processo de escolha e os fatores de influência no comportamento do consumidor, a fim de captar e reter um corpo discente numeroso e consistente. Apoiado nesta problemática, verifica-se uma tendência negativa da procura pelas formações de 2º ciclo, isto é, de curso de mestrados, com baixos índices de adesão, nomeadamente nas instituições localizadas no interior do país. Neste contexto, a presente dissertação pretende identificar, analisar e compreender as fases da atenção, atração, arguição, ação e apologia no processo de escolha e os fatores de influências que podem ser considerados pelos estudantes como relevantes no processo de escolha da instituição, para ingressar num mestrado. Para tal, foi desenvolvida uma investigação de metodologia qualitativa quantitativa sequencial, no Instituto Politécnico da Guarda, em Portugal, tendo como campo de estudo o curso de mestrado em Marketing e Comunicação. A presente investigação permitiu depreender a relevância dos indicadores e variáveis pertinentes às influências, próprias e dos outros, de forma a mapear o processo de escolha do estudante de forma a contribuir para que se reúnam estratégias de comunicação e marketing, ao nível da reputação institucional e das perspetivas do mercado de trabalho, para agregar valor à oferta formativa e respetivas peculiaridades, de forma a contribuir para todos os stakeholders do ensino superior.
URI: http://hdl.handle.net/10314/5127
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