Biblioteca Digital do IPG >
Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) >
Projectos de Fim de Curso >
Licenciaturas >
Projectos de Fim de Curso de Lic. - Design de Equipamento >
Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10314/5152
|
Título: | Relatório de Projeto - Implementação de medidas de adaptação ao período do Covid-19 no IPG |
Autores: | Pereira, Ana |
Palavras Chave: | Saúde e Design Covid-19 Equipamento de Proteção Individual Disposição da Sala de Aula Regras Sanitárias |
Data: | 2020 |
Editora: | Escola Superior de Tecnologia e Gestão |
Relatório da Série N.º: | 047.3 PER |
Resumo: | O presente relatório centra-se na experiência adquirida durante a fase da Unidade Curricular de Seminário de Design e que constitui parte dos requisitos para a obtenção da Licenciatura em Design de Equipamento, onde se encontram relatadas todas as atividades desenvolvidas pela estagiária na entidade IPG.
As tarefas que foram atribuídas ao longo do período do projeto permitiram desenvolver novas competências tanto a nível académico como pessoal. Em termos gerais, as atividades traduziram-se na conceção e desenvolvimento de uma solução rápida e eficaz para colmatar a necessidade atual enfrentada pela Instituição relativamente ao surto Covid-19, uma doença infeciosa causada por um coronavírus descoberto recentemente.
Para o efeito, foi preponderante a utilização dos conhecimentos e experiências adquiridas durante o curso, como a utilização de ferramentas digitais 2D e 3D para modelação das soluções finais propostas para cada projeto e dos conhecimentos de processos de fabrico para a construção do protótipo.
Assim, o presente relatório está organizado por 4 fases:
1. A primeira fase teve como principal foco a apresentação da cidade e da instituição acolhedora. O estudo da cidade e da empresa é essencial de forma a poder desenvolver uma solução que corresponda aos critérios da cidade bem como da instituição pública. De seguida procedeu-se á definição dos objetivos e da metodologia a estabelecer;
2. A segunda fase do relatório é dedicada ao estudo e à elaboração de um logotipo para representar o tema do projeto, a saúde e o design. Começando pela pesquisa, passando pela elaboração de propostas até chegar a uma solução final que se enquadra com o tema;
3. A terceira fase corresponde ao desenvolvimento do projeto. Antes de passar para o projeto em si, foi necessário passar por toda uma fase de definição do problema que corresponde à análise de uma série de parâmetros estabelecidos. Iniciou-se a elaboração de esboços resultando na geração do conceito relativa à evolução da forma, seguindo-se das maquetes físicas e digitais. Por fim procedeu-se à conceção do protótipo final;
4. Na fase final do relatório apresenta-se a conclusão através de uma pequena análise de todo o percurso realizado neste Seminário de Design, ressalvando os aspetos mais relevantes para o meu desenvolvimento pessoal e profissional, e da mais valia que a experiência adquirida ao longo deste percurso representou. |
URI: | http://hdl.handle.net/10314/5152 |
Aparece nas Colecções: | Projectos de Fim de Curso de Lic. - Design de Equipamento
|
Ficheiros deste Registo:
Ficheiro |
Descrição |
Tamanho | Formato |
Ana Pereira_1700702.pdf | | 4909Kb | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
|
|