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Título: Internacionalização de Empresas: Oportunidades de Negócio no México
Autores: Figueiredo, Alberto J A
Palavras Chave: Internacionalização
Expansão Internacional
Portugal
México
Investimento
Data: 15-Dec-2020
Editora: Instituto Politécnico da Guarda
Relatório da Série N.º: 658 FIG
Resumo: O presente projeto aplicado encontra-se inserido no âmbito do Mestrado em Gestão com especialização em Empreendedorismo e Inovação na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico da Guarda. O objetivo central da investigação deste trabalho final de mestrado é estudar o processo de internacionalização de empresas, nomeadamente, no mercado mexicano. Em específico debruçar-se-á sobre a entrada das empresas portuguesas no mercado Mexicano. Pretende-se com este projeto contribuir para a identificação das principais oportunidades de negócio existentes no México, respetivas vantagens do ponto de vista jurídico-legal bem como as estratégias de entrada das empresas no mercado empresarial mexicano. Para o efeito e como metodologia de investigação, a análise descritiva e crítica assenta no enquadramento teórico-contemporâneo relativo à internacionalização das empresas e no estudo das oportunidades de negócio existentes no México. A recolha de dados foi efetuada através de uma entrevista realizada a um representante do departamento de comércio internacional da Câmara de Comércio e Indústria Luso Mexicana e a uma investigadora mexicana que se prontificaram a responder às questões colocadas. Através da referida análise, e em jeito de consequência, também se demonstra que a internacionalização de uma empresa pode ser um processo intrincado que se insurge múltiplas vezes enquanto solução decisiva no futuro de um negócio. Mais concretamente, demonstraremos que a questão principal que se coloca na decisão de internacionalizar é o destino para o qual se pretende expandir, pelo que, cabe estudar e compreender todos os fatores que sejam passíveis de alavancar elevados índices de prosperidade à empresa nesse processo. Podemos arrematar dizendo que as empresas portuguesas, que pretendam internacionalizar o seu negócio para um país como o México, devem recorrer a um especialista que junto com os dirigentes da mesma possam analisar todos os prós e contras dessa expansão.
URI: http://hdl.handle.net/10314/5172
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