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Título: Oferta formativa na área de Turismo e Hotelaria em Timor-Leste
Autores: Mendes, Lévia C
Palavras Chave: Oferta formativa
Turismo
Hotelaria
Timor-Leste
Data: 17-Feb-2021
Editora: Instituto Politécnico da Guarda
Relatório da Série N.º: 379.85 MEN
Resumo: O presente relatório pretende interpretar a realidade da oferta formativa na área de Turismo e Hotelaria em Timor Leste, com vista a conhecer o contexto do ensino superior existente em Timor-Leste e compreender a sua estrutura e organização, quer em termos académicos/cientifico quer organizacionais. Trata-se de um trabalho académico a desenvolver na Universidade Nacional de Timor Lorosae, assim considera-se oportuno aplicar conhecimentos e metodologias adquiridas no mestrado em Gestão e Sustentabilidade no Turismo para melhorar os processos de aprendizagem na área funcional da faculdade e dada a falta de conhecimentos técnico e de recursos humanos e especializados na área de Turismo. O principal objetivo centra-se na análise da oferta educativa na área de Turismo e na interpretação do interesse e da oportunidade de planeamento curricular e de organização e implementação de oferta de cursos nas áreas do Turismo e Lazer e da Hotelaria e Restauração. No seguimento deste enquadramento teórico para abordar a educação em Timor-Leste, principalmente no ensino superior, e fazer-se uma análise aprofundada relativamente aos cursos de Turismo existentes, assim sendo no caso da UNTL, considerando que a oferta de cursos é uma situação que abrange um número reduzido no ensino superior de apenas três Instituições. No estudo adotou-se uma metodologia quantitativa com uma complementaridade qualitativa, que permite uma reflexão ampla e atualizada acerca dos problemas da empregabilidade qualificada e dos seus constrangimentos. Relativamente ao ensino e aprendizagem na área de Turismo em Timor-Leste, considera-se que ainda está débil, sendo necessário desenvolver mais os recursos humanos e os conhecimentos técnicos da área, relacionados com a oferta formativa do Turismo, pelo que é necessário obter mais formação nesta área. A metodologia utilizada recorre a fontes de dados primários e secundários, sendo assim a recolha de dados e a informação permitem conhecer a evolução da oferta formativa na perspetiva educativa e académica. A importância do ensino superior em Timor-Leste torna-se algo crucial para o conhecimento do fenómeno turístico. Este conhecimento deve ser organizado na perspetiva do melhor desempenho da UNTL, para que, a partir desse ponto, sejam estabelecidas as mudanças necessárias para se alcançar a melhoria desejada, em termos de formação de recursos humanos no Turismo e Hotelaria, produção de conhecimentos e prestação de serviços ao povo timorense.
URI: http://hdl.handle.net/10314/5201
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