Biblioteca Digital do IPG >
Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESECD) >
Relatórios de Estágio >
Licenciaturas >
Relatório Estágio Lic. em Desporto >
Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10314/5242
|
Título: | Relatório de Estágio Curricular – Instituto Politécnico da Guarda - IPGym (Guarda) |
Autores: | Calado, Lídia |
Palavras Chave: | IPGym Piscina do IPG sala de exercício aulas de grupo |
Data: | Jun-2020 |
Editora: | Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto |
Relatório da Série N.º: | 047.3 CAL |
Resumo: | O presente documento foi realizado com o intuito da obtenção de grau na licenciatura em desporto no menor de exercício físico e bem-estar inserido no âmbito da Unidade Curricular de Estágio no IPG (Instituto Politécnico da Guarda).
O estágio curricular teve lugar no ginásio IPGym e na Piscina do IPG, onde tive a oportunidade de intervir em três áreas (Sala de Exercício, Aulas de Grupo e Atividades Aquáticas). Primeiramente o estágio teria de perfazer o total de 420 horas, mas derivado a situação que nos assolou, o caso da doença do coronavírus (COVID-19), as horas de estágio reduziram para 273 horas.
No IPGym assumi as seguintes funções: acompanhamento e prescrição de exercício físico individualizado em sala de exercício, acompanhamento a populações especiais (idosos), com a participação no programa “Guarda +65” a decorrer no IPG em parceria coma a câmara municipal da Guarda, e as aulas de grupo que decorriam todos os finais de tarde de 2ª a 6ª feira. Quanto à piscina do IPG, as intervenções em atividades aquáticas são divididas em adaptação ao meio aquático, iniciação e aperfeiçoamento das técnicas de nado e hidroginástica.
As maiores dificuldades sentidas durante todo este percurso foram relacionadas com o facto de frequentar simultaneamente as diferentes unidades curriculares (UC) inseridas no terceiro ano da licenciatura em desporto com a UC estágio. Situação que por vezes não é fácil de gerir, devido ao empenho que é necessário empregar para o sucesso tanto no estágio como nas restantes disciplinas. De referir ainda que o não ter acompanhamento presencial em sala de exercício se tornou uma outra dificuldade.
Contudo, apesar desses contratempos, as minhas maiores aprendizagens focam-se na capacidade de autonomia tanto para atuar nas diferentes áreas de intervenção, bem como planear as diferentes aulas inseridas no ipgym e piscina do IPG e no planeamento de treino individualizado. |
URI: | http://hdl.handle.net/10314/5242 |
Aparece nas Colecções: | Relatório Estágio Lic. em Desporto
|
Ficheiros deste Registo:
Ficheiro |
Descrição |
Tamanho | Formato |
Lídia Calado_1700030.pdf | | 6173Kb | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
|
|